quinta-feira, 7 de março de 2013

Corpo de Bombeiros resgata mulher de dentro de poço em Castanhal, PA

A mulher de 47 anos ficou por mais de uma hora presa.
O poço estava quase seco, e por sorte, as paredes não cederam.

Do G1 PA
 

Mulher ficou dentro do poço por uma hora. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)Mulher ficou dentro do poço por uma hora. (Foto: Reprodução/ TV Liberal)
Uma operação de resgate do Corpo de Bombeiros retirou uma mulher de dentro de um poço, nesta quarta-feira (6) em Castanhal, nordeste do Pará. A mulher de 47 anos ficou por mais de uma hora presa no local.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o poço estava quase seco, e por sorte, as paredes não cederam, o que facilitou a operação de retirada.
A mulher teve apenas pequenos ferimentos e foi levada para o Hospital Municipal de Castanhal

Pobreza e aumento do número de assassinatos estão dissociados, aponta pesquisa


Pobreza
O combate à pobreza não assegura a redução da violência nem a da taxa de homicídios no Brasil, conforme informação do estudo Avanço no Socioeconômico, Retrocesso na Segurança Pública, Paradoxo Brasileiro?, do professor doutor Luis Flávio Sapori, coordenador do Centro de Pesquisas de Segurança Pública da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). O estudo usa dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e das Nações Unidas.



Para Sapori, é fundamental as autoridades observarem três fatores que levam à violência e que não têm relação direta com a pobreza. “É preciso desfazer esse senso comum de que combatendo a pobreza quase que de maneira imediata será possível reduzir a violência e a taxa de homicídios no país” destacou o pesquisador a Agencia Brasil.


“Não é assim que funciona”, acrescentou. “A consolidação das nossas instituições democráticas e de uma efetiva justiça social dependem da nossa capacidade de controlar a criminalidade que vitimiza amplos segmentos da população, em especial os mais pobres.”


Os fatores que contribuem para o aumento da violência e, conseqüentemente, para a elevação da taxa de homicídios, mencionados na pesquisa de Sapori, são a consolidação do tráfico de drogas, principalmente o consumo de drogas, os elevados níveis de impunidade e a necessidade de adoção de medidas mais eficientes para combater os dois aspectos anteriores.


“O que preocupa é como o governo trata a questão da violência e a questão da pobreza e da miséria”, ressaltou Sapori, que deverá publicar o estudo na revista Desigualdade e Diversidade, da PUC-MG. “É preciso repensar o que tem sido feito e como agir. A pesquisa mostra que, apesar dos ganhos sociais, a violência aumenta.”


Pelos dados da pesquisa, há um aumento contínuo e gradual na taxa de violência no período de 1999 a 2010. O número saltou de 21 homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes para 31 homicídios (para o mesmo número de habitantes). A taxa é considerada elevada, segundo Sapori, e pode ser comparada a alguns países africanos apontados como os mais violentos do mundo.


“Não há qualidade de vida em uma sociedade que todos os anos coleciona mais de 50 mil vítimas de assassinatos”, ressalta o estudo, referindo-se à média de 50 assassinatos para cada 100 mil habitantes, registrada em alguns países africanos. Pela pesquisa, os países da Europa, da Ásia e da Oceania registram, em média, os índices mais baixos de homicídios, com cerca de três assassinatos para cada 100 mil habitantes.


Nas Américas, o Brasil é apontado entre os países mais violentos, ao lado do Paraguai, da Guatemala e de El Salvador, com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU). Na África, os mais violentos são África do Sul, Uganda, Angola e Nigéria.





Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 5 de março de 2013

Em Paragominas, homem é preso depois de arrombar casa no bairro Flamboyant

 

Objetos furtados por Francisco do interior de uma residência no bairro Flamboyant, na tarde de sábado.
Objetos furtados por Francisco do interior de uma residência no bairro Flamboyant, na tarde de sábado.
Em Paragominas, homem é preso depois de arrombar casa no bairro FlamboyantUm homem, conhecido apenas por Francisco, foi preso na tarde de sábado quando acabara de invadir uma residência no bairro Flamboyant, em Paragominas.
Francisco é velho conhecido da Polícia e de vez em quando arromba residências, subtraindo objetos de valor, que vende por uma ‘ninharia’ para suprir suas necessidades de usar drogas.
Na tarde de sábado (02), aproveitando-se da ausência dos donos de uma casa localizada no bairro Flamboyant, Francisco não ‘contou conversa’, foi até lá, entrou e pegou um notbook, um modem e outros objetos.
Mas quando se preparava para sair foi denunciado por vizinhos. Não deu outra, levou uma surra e depois foi entregue à Polícia.
O homem agora vai amargar uns dias na cadeia e os moradores do bairro Flamboyant terão mais tranquilidade.

PRISÃO DE TRAFICANTE EM CASTANHAL



Está sendo realizada no município de Santa Maria do Pará a denominada “OPERAÇÃO SENTINELA”, para reprimir os mais variados crimes, com prioridade para o combate ao tráfico de drogas.
No dia 27.02.2013, foram apreendidas 10 (dez) máquinas caça-níquel em diversos estabelecimentos comerciais, onde os quais as máquinas estavam funcionando. As máquinas serão periciadas e depois de autorizada judicialmente, serão destruídas. Já as pessoas responsáveis pelos estabelecimentos comerciais responderão perante a Justiça pela Contravenção Penal de Exploração de Jogos de Azar.
Em cinco dias de operação policial, já foram presos 04 traficantes de drogas, dentre os quais está o nacional conhecido por “DICO”, considerado um dos maiores distribuidores de drogas da região de Santa Maria do Pará.
As apreensões e prisões foram realizadas por policiais civis da Delegacia de Santa Maria do Pará, SRZS e NAI/CASTANHAL, sob o comando dos delegados Fernando Rocha e Augusto Damasceno e delegado Luís Xavier, Superintendente Regional da Zona do Salgado. Cerca de 10 policiais civis estão participando da citada operação policial.


No dia 28.02.2013, policiais civis lotados no NAI/CASTANHAL e na Superintendência Regional do Salgado prenderam em flagrante mais um traficante de drogas no município de Castanhal.
Seguindo denúncias de populares, através do DISQUE DENÚNCIA – 181, os policiais prenderam o Sr. RAIMUNDO NONATO DOS SANTOS OLIVEIRA em flagrante delito pelo crime de tráfico de drogas. Raimundo Nonato foi preso em sua casa no bairro do Jaderlândia no momento em que comercializava os entorpecentes.
Com o preso foram apreendidas várias “trouxinhas” de pasta de cocaína e maconha, as quais as revendia pelo valor de R$ 10,00 (dez reais) cada.
Toda a operação policial segue determinação do Delegado Geral de Polícia Civil Rilmar Firmino, onde o combate ao tráfico de drogas é prioridade absoluta.
O preso já se encontra recolhido na Cadeia Pública de Castanhal à disposição da justiça.

sexta-feira, 1 de março de 2013

Mistério: mulher grávida de dois meses morre ao ser atingida por um tiro

Ontem, quarta-feira, 27, durante o horário de almoço, uma mulher de 30 anos e grávida de dois meses foi atingida com um tiro na costela e morreu em um hospital enquanto recebia atendimentos médico. O fato aconteceu no bairro Saudade I, em Castanhal, nordeste do Estado. A Polícia Civil trabalha com a hipótese do disparo ter sido acidental ou criminoso.


As primeiras informações colhidas pela polícia é de que no interior do imóvel, situado na rua Auricí Kataoca, estavam três pessoas. "Temos as informações de que na casa estavam três pessoas, que eram a Sueli (vítima), um homem, identificado pelo nome de Williams e uma adolescente de 17 anos, que se diz companheira do Williams. A menor disse em seu depoimento que seu companheiro era muito amigo da Sueli e que ele a convidou para ir almoçar na casa dele. Quando estavam essas três pessoas na casa, o rapaz teria colocado uma arma de fogo em cima de uma mesa e a Sueli teria pego essa arma para brincar, foi no momento em que o Williams chamou a atenção da amiga dizendo 'não mexe nessa arma que ela está carregada. É perigoso!', a Sueli respondeu 'não está não. Agorinha eu apertei o gatilho e não disparou', foi ai que o homem tentou tomar a arma das mãos da Sueli e nesse momento ela puxou a arma em direção dela e, sem querer apertou o gatilho novamente, momento em que a arma disparou acertando a Sueli. Isso foi a versão contada pela menor, que disse ter presenciado toda a ação", contou o delegado Temmer Cayatte, durante entrevista à imprensa.

Vítima
Williams (foragido)
Familiares e amigos estiveram no hospital municipal de Castanhal para ver o corpo e lamentaram o ocorrido. Uma irmã da vítima disse que o Williams foi quem avisou alguns funcionários do hospital pedindo que uma equipe de resgate fosse até sua residência socorrer uma mulher baleada. Depois do aviso, o Williams não foi mais visto. "Uma testemunha afirmou que o Williams foi até um hospital aqui da cidade a procura de socorro, inclusive portando a arma. Ele, até o momento não foi encontrado, mas já estamos com equipes em campo para tentar localizá-lo para que ele explique o motivo de ter uma arma de fogo e ouvir a versão dele. Existem duas possibilidades, uma é que possa ter acontecido um homicídio e outra é que o disparo tenha sido acidental", informou Temmer Cayatte, titular da Divisão de Homicídios de Castanhal.

Ainda de acordo com o delegado, exames de pólvora combusta já foram solicitados para serem realizados nãos mãos, tanto da vítima, quanto da menor. Se caso o Williams for encontrado, ele também passará pelo exame. "Estou solicitando exames que ajudará na apuração do caso e em breve teremos uma resposta concreta sobre essa morte", concluiu o delegado.

JONAS ESTÁ PRESO,JÁ CARA DE MONSTRO NA FOTO ABAIXO É PROCURADO PELA POLICIA! IMFORMAÇÕES 181 DISQUE DENÚNCIA



Uma abordagem da Polícia Militar na cidade de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, resultou na prisão em flagrante de Jonas Cruz Santos, de 21 anos, que estava de posse de uma arma de fogo ilegal e na recuperação de uma motocicleta roubada. Jonas foi preso nesta quarta-feira, 27, no interior um veículo de transporte alternativo de passageiros no momento em que deixava o município com destino à cidade de Castanhal, onde a motocicleta foi roubada no dia anterior. O veículo foi recuperado pela guarnição da PM, no bairro das Palmeiras, em São Miguel do Guamá, após ser abandonado por dois homens, em frente a uma casa. Os dois suspeitos fugiram por dentro de um matagal após serem perseguidos pelos policiais militares.

Segundo o delegado Ronaldo Lopes, titular da Delegacia de São Miguel do Guamá, os policiais militares, no dia de ontem, receberam informações de que uma motocicleta roubada, em Castanhal, trafegava na cidade. Assim, sob comando do cabo Gomes, os policiais fizeram buscas e localizaram o veículo, porém os ocupantes conseguiram fugir. Nesta quarta-feira, uma nova informação dava conta de que um dos autores do roubo da motocicleta estava dentro de uma van, veículo de transporte alternativo, em fuga. Os policiais militares abordaram a van, em via pública no centro da cidade, e flagraram Jonas Santos, que viajava como passageiro, armado com um revólver calibre 38 com quatro munições intactas.

O acusado foi levado até a Seccional Urbana de Castanhal, onde foi reconhecido como um dos autores do roubo da motocicleta. O comparsa dele foi identificado depois como o bandido conhecido como "Diego Monstro", que já é conhecido da Polícia por envolvimento em outros crimes na região. Jonas foi autuado em flagrante pelo crime de roubo de motocicleta e por porte ilegal de arma de fogo. Ao ser revistado, o acusado estava com um telefone celular roubado do dono da motocicleta durante o assalto em Castanhal. O delegado pede à sociedade não só de São Miguel do Guamá como de toda região que ligue para o fone 181, o Disque-Denúncia, para informar o paradeiro de "Diego Monstro", cujo nome é Antônio Diego Rodrigues Chaves, que já é foragido do Presídio Regional de Paragominas FONTE POLICIA CIVIL