segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Polícia apresenta assassinos de extrativistas

 
Polícia apresenta assassinos de extrativistas (Foto: Wildes Lima)
José Rodrigues e Lindonjohnson Silva, mandante e executor do crime (Foto: Wildes Lima)
José Rodrigues Moreira e seu irmão Lindonjohnson Silva Rocha, mandante e executor do assassinato do casal de extrativistas, José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo Silva, foram presos na manhã deste domingo (18) em Novo Repartimento. A Polícia Civil apresentou, às 18h de hoje, os assassinos durante coletiva realizada na Delegacia Geral do Estado.
A prisão dos irmãos foi realizada através de uma mega operação integrada das Polícias Civil e Militar. Foram quatro meses de investigações minuciosas. A dupla foi trazida para Belém pelo helicóptero do Sistema de Segurança Pública, sob forte escolta policial.
José Rodrigues e Lindonjohnson estavam em uma casa no meio da mata a 22 quilômetros da vila Maracajá, que fica próxima ao município de Novo Repartimento. “A área era de difícil acesso, mas conseguimos prender os dois graças ao que foi planejado”, disse o delegado-geral adjunto Rilmar Firmino.
O delegado ainda explicou como a ação foi realizada. “Usamos todas as técnicas de investigação, como informantes e agentes infiltrados. Fizemos três ações táticas, mas eles caíram logo na primeira”, revela.  “A equipe passou cerca de três horas no local, esperamos o momento certo e realizamos as prisões. O José Rodrigues ainda tentou fugir, mas a casa estava cerca por seis policiais”, explica o delegado.
No momento da prisão, a polícia encontrou três revólveres calibre 38 e uma espingarda com os acusados, que estavam escondidos numa área de mata fechada, a 52 quilômetros de Novo Repartimento.
A apresentação dos assassinos foi feita pelo secretário de Segurança Pública do Estado, Luís Fernandes, dirigentes das polícias militares e civis, incluindo o delegado adjunto da PC, Rilmar Firmino e o tenente coronel Sandoval Bittencourt, do Comando de Missões Especiais da PM.
Alberto Lopes Teixeira do Nascimento, conhecido como “neguinho”, é o terceiro envolvido no crime e continua foragido. A polícia acredita que a prisão é uma questão de tempo.
O CRIME
Lindonjohnson, José Rodrigues Moreira, e Neguinho estariam de tocaia na mata quando José Cláudio e Maria saltaram de uma motocicleta, na estrada, para cruzar uma pequena ponte de madeira. Johnson teria desferido os tiros que mataram o casal de ambientalistas no dia 24 de maio. Antes do assassinato, José Rodrigues entrou em conflito com o casal por conta de dois lotes de terra dentro do assentamento.
O Incra confirmou a posse da terra aos assentados, ao que o fazendeiro teria dito aos ambientalistas que perderia os lotes, mas eles pagariam por isso.
(DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário