quinta-feira, 26 de maio de 2011

Abuso sexual: violência é maior até os 9 anos


Cerca de 80% dos casos de violência sexual e doméstica são praticados contra crianças entre 1 a 9 anos de idade, em Belém. O dado é da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) e serviu de subsídio para uma capacitação dos profissionais que a atuam nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) da capital paraense. O encontro orientou médicos, enfermeiros e assistentes sociais a identificarem sinais de violência em crianças e adolescentes.

A sensibilidade do profissional ao atender uma criança ou adolescente foi um dos pontos debatidos no encontro, que ocorreu no auditório David Muffarej, no campus Alcindo Cacela da Universidade da Amazônia (Unama), ontem de manhã. A palestrante, professora Milena Veloso, da Universidade Federal do Para (UFPA), destacou a importância dos agentes do programa 'Saúde da Família' no contado permanente com as famílias.

'Eles tem como acompanhar de perto e saber da saúde da criança. Saber se está ocorrendo algum tipo de negligência quanto à vacinação, por exemplo. É essencial a observação e o encaminhamento do caso, mesmo que suspeito, porque só a investigação vai apontar se houve ou não algum tipo de violência', explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário