quarta-feira, 10 de julho de 2013

Governo quer discutir espionagem em fóruns internacionais, diz Patriota

10/07/2013 15h24 - Atualizado em 10/07/2013 15h31


Ministro falou em audiência que debate espionagem dos EUA no Brasil.
Governo estuda como tratar tema em órgãos internacionais, disse Patriota.

Brasil discutirá vigilância dos EUA em fóruns internacionais (Reprodução)
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou nesta quarta-feira (10) em audiência pública no Senado Federal que o governo estuda a forma como a espionagem dos Estados Unidos no Brasil será discutida em fóruns internacionais. Segundo Patriota, o Brasil é o primeiro entre países alvos de interceptação que demonstra interesse em discutir o tema em âmbito internacional.
No domingo, reportagem do jornal “O Globo” revelou que, na última década, pessoas residentes ou em trânsito no Brasil, assim como empresas instaladas no país, se tornaram alvos de espionagem da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (National Security Agency - NSA, na sigla em inglês) por telefonemas e e-mail.
Segundo a reportagem, não há números precisos, mas em janeiro passado o Brasil ficou pouco atrás dos Estados Unidos, que teve 2,3 bilhões de telefonemas e mensagens espionados.
“O governo, seguindo orientação da Dilma, dos países que foram alvo de atividades de interceptações, foi o primeiro a levar  a intenção de discutir o assunto em fóruns internacionais. Como isso pode ser feito, é algo que ainda estamos analisando”, disse o ministro em audiência na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que debate a denúncia de espionagem dos EUA

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário