quinta-feira, 22 de março de 2012

Conselho Municipal Antidrogas de Paragominas faz sua primeira reunião

Hoje,  22 de março, após seis dias da assinatura do Pacto Contra as Drogas, o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD) faz sua primeira reunião, às 14h, no Teatro Reinaldo Castanheira, no Espaço Cultural, com as presenças de todas as entidades que compõe o COMAD: Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Câmara dos Vereadores, UMAMP, Ordem dos Advogados, Subseção Paragominas, representante da Igreja Católica e representante da Igreja Evangélica.
 Na ocasião, será realizada palestra com o tema: “Política Nacional sobre Drogas”, ministrada pela Dra. Maria Cristina Fonseca de Carvalho, Conselheira da Seccional da OAB/PA e presidente da Comissão de Saúde da Ordem. Com a duração de uma hora, Maria Cristina vai falar um pouco o que é a “Política Nacional”, criada em 2005 pelo Conselho Nacional Antidrogas, além da participação da OAB/Pa nas políticas públicas sobre o tema aqui e no estado do Pará. Após a palestra, será aberto espaço de debates. A reunião é voltada para membros dos diversos conselhos municipais e demais pessoas que se interessem pelo tema.
 Conselho – Paragominas é o primeiro município do Estado a ter o Conselho Municipal Antidrogas (COMAD), criado no dia 16 de março, por decreto do prefeito Adnan Demachki. O COMAD é o órgão orientador da política pública sobre drogas, atuando como coordenador das atividades de todas as instituições e entidades municipais.
 Esta semana, começou a funcionar o serviço de Narcodenúncia (Disque 181), um espaço para a população denunciar sigilosamente e de forma responsável, o tráfico de drogas. Ou seja, através do contato telefônico, a população terá um canal aberto para efetuar denúncias sem o receio de colocar sua segurança ou de seus familiares em risco.
 Além do COMAD, o pacto abrange demais atividades, entre elas: o Programa Municipal Antidrogas, composto por projetos que atingem diferentes públicos e ambientes; Curso de Capacitação para Multiplicadores de Ações de Prevenção às Drogas, com incentivo à participação de agentes da rede e população em geral; e Ciclo de Palestras, que serão realizadas para todos os alunos, pais e educadores da rede pública e privada de Paragominas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário