segunda-feira, 26 de março de 2012

TRÁGEDIA

 EDIVALDO MENDES
Correspondente em Castanhal
Quatro pessoas, dentre elas duas crianças, foram eletrocutadas, ontem, por um raio que caiu na mata perto de onde residiam, na comunidade rural São Francisco, município de Irituia. Três vítimas eram da mesma família. Uma criança de 11 anos que estava no grupo, formado por nove pessoas que apanhavam piquiá na mata, também ficou ferida. Ela foi levada para o hospital municipal de Irituia e está em observação. Os familiares dos mortos não permitiram que o delegado Antônio José de Souza Lima, da Delegacia de Irituia, providenciasse a remoção dos corpos para o Instituto de Perícias Científicas de Castanhal.
Segundo a investigadora Rosana, que esteve no local do acidente, passavam das 15h de ontem quando alguns moradores da comunidade decidiram apanhar piquiá na mata. Chovia forte e, nessas circunstâncias, caem muitos frutos. Cinco pessoas se adiantaram em direção ao pé da árvore, quando o raio caiu.
Morreram na hora as irmãs Elina e Virlane Reis da Cunha, de 7 e 9 anos, respectivamente. Dailson da Vera Cruz Reis, de 30 anos, tio das meninas, e Geise Naiane Vieira da Costa, de 13 anos, ainda foram socorridos, mas morreram ainda debaixo do pé de piquiá. Jaickson da Vera Cruz Pereira, de 11 anos, ficou desacordado.
Na esperança de obter socorro, o restante do grupo levou as pessoas atingidas pelo raio para a cidade de Irituia, que fica a 18 quilômetros da vila São Francisco. Lá foram constatados os óbitos dos três menores de idade e de Dailson. Jaikcson foi internado e parentes das vítimas foram à delegacia informar o ocorrido.
Mesmo que os parentes tenham recusado a remoção dos corpos de Irituia para Castanhal, o delegado Antônio Lima determinou instauração do procedimento policial. Ele disse que pelo menos quatro pessoas serão ouvidas como testemunhas do acidente. Os corpos das vítimas serão velados na vila São Francisco e sepultados na manhã de hoje.
Caso - No nordeste paraense, o último registro de morte provocada por raio era de 2009, quando uma grávida de cinco meses foi eletrocutada num povoado localizado no km 17 da rodovia PA-136, que liga Castanhal a Marapanim e Curuçá. Rosimeire Oliveira, de 28 anos, foi atingida no momento em que se vestia, no próprio quarto, logo após o banho. Além dela, dois cachorros morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário