sexta-feira, 11 de outubro de 2013

PRF apreende madeira ilegal no nordeste do Pará

Quantidade declarada era diferente da carga transportada pelos veículos

10/10/2013 - 15:06 - Polícia
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 50 m³ de madeira serrada transportada ilegalmente em dois caminhões no quilômetro 19 da rodovia BR-010, no município de Dom Eliseu, região nordeste do Pará. A quantidade de madeira declarada na documentação fiscal e ambiental era menor que a quantidade realmente transportada pelos veículos.

A carga era transportada do município de Moju para a cidade paulista de Piratininga. O condutor apresentou uma nota fiscal onde estavam declaradas a quantidade de 15 metros cúbicos de madeira serrada do tipo Cupiuba. Os policiais suspeitaram de havia excesso de carga e após medição constataram que o caminhão estava transportando 25 metros cúbicos de madeira, excedendo em mais de 50% do valor declarado.

Em outra fiscalização, a polícia flagrou outro transporte ilegal de madeira serrada. O flagrante aconteceu quando a carga era transportada de Santa Bárbara do Pará para Caldas Novas, em Goiás. 

Na documentação fiscal e ambiental apresentada pelo condutor a carga declarada também era de 15 metros cúbicos de madeira serrada do tipo Cupiuba mas a quantidade real transportada era de 25 metros cúbicos, também excedendo em mais de 50% do valor declarado.

Diante dos indícios de crime ambiental e fiscal, os caminhões, com suas respectivas cargas, foram apreendidos e encaminhados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Dom Eliseu (PA) para procedimentos legais cabíveis.

Redação Portal ORM
Foto: Divulgação (PRF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário