segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

IPVA: desconto para placas de finais de 71 a 91 acaba terça

Termina na próxima terça-feira, 20, o prazo para descontos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), válido para todos os proprietários de carros que têm os números finais 71 a 91 nas placas. Já a última data do licenciamento desses veículos encerra-se dia 20 de março, e devem ser realizadas junto ao Detran.
Caso o pagamento integral do IPVA seja feito dois meses antes do prazo final do licenciamento, para os veículos que não possuem multas de trânsito, p proprietário terá direito ao benefício do IPVA Cidadão. Além dos descontos de 15% do valor total do imposto, para quem está há dois anos sem multa, de 10% para quem não recebeu multas no ano passado, e de 5% nas demais situações, sendo que os descontos não são cumulativos. Os proprietários dos veículos também podem optar por antecipar o pagamento do IPVA em até três parcelas, mas não terão direito aos descontos.
No caso de o contribuinte receber alguma notificação de multa de trânsito, referente aos exercícios dos anos de 2011 ou 2012, mesmo após o recolhimento em cota única com o desconto, o mesmo perderá automaticamente o benefício.
A consulta das datas de pagamento podem ser feitas através do Portal de Serviços da Secretaria da Fazenda (Sefa). E estão disponíveis também os valores, e a opção de quitação, podendo ser integral ou parcelada, além da emissão do Documento de Arrecadação Estadual (DAE).
O pagamento do DAE pode ser realizado nas redes bancárias autorizadas e nas casas lotéricas. Nos casos em que não houver antecipação do recolhimento do imposto, o IPVA deverá ser pago no boleto de licenciamento anual, emitido somente pelo Detran. O preço médio dos automóveis é apurado anualmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que faz a pesquisa do valor venal por marca/modelo. O valor arrecadado do IPVA será distribuído 50% para o estado e 50% para o município em que o veículo for licenciado.  Mais informações pelo Call Center Sefa: 0800 725 5533 ou no site: www.sefa.pa.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário