quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Ação integrada promete melhorar o Ver-o-Peso

Ação integrada promete melhorar o Ver-o-Peso (Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)
(Foto: Ney Marcondes/Diário do Pará)

Devido ao estado precário em que se encontram sua área física e seus equipamentos, o chamado complexo do Ver-o-Peso demanda urgente e especial atenção. Após várias denúncias de feirantes e consumidores sobre o descaso com o local, a prefeitura de Belém anunciou que começa nesta quinta-feira (1º) uma ação integrada de limpeza e reordenamento do principal cartão postal de Belém.

Serão inicialmente 30 dias de atuação intensiva no Ver-o-Peso. A determinação da prefeitura é reordenar, limpar e aumentar a segurança do Ver-o-Peso, que todos os dias recebe milhares de pessoas, entre trabalhadores, moradores da capital, do interior e turistas nacionais e estrangeiros. De acordo com a gestão, o trabalho será 24 horas.
Trânsito e transporte são também focos da operação. “Nós vamos ordenar o trânsito e o transporte desde a Presidente Vargas com a Marechal Hermes até a Praça Felipe Patroni, que se estende por toda a área chamada de Complexo do Ver-o-Peso. Ao todo, serão 20 agentes de trânsito, dois fiscais de transporte, dois educadores de trânsito, além de dois arte educadores que, com muito humor, ajudarão na educação de pedestres e motoristas”, diz a diretora presidente da Amub, Maísa Tobias. Além disso, segundo ela, a Amub também vai fazer a sinalização vertical na área.
Já a Seurb promete fiscalizar o cumprimento do Código de Posturas do Município, substituir equipamentos quebrados, revitalizar o calçamento e resolver problemas de iluminação. A Semma também vai atuar na poda de árvores, paisagismo e ações de educação ambiental, além de fiscalizar o cumprimento de normas. A Funpapa, a Sesma e o AmaBelém ficarão responsáveis pelo contato e pelo reencaminhamento de moradores de rua que se espalham pelo complexo.
FISCALIZAÇÃO
Feirantes e ambulantes irregulares que atuam no Ver-o-Peso serão retirados pela Secon. Segundo a prefeitura, a ação não está baseada na repressão. “A nossa principal ferramenta nessa operação é o diálogo com os feirantes”, acrescenta o secretário municipal de Administração, Augusto Coutinho.
Na tarde desta quarta-feira, 31, ele se reuniu com membros de entidades que representam os feirantes e ambulantes, ouviu suas colocações e reclamações e  expôs os quatro eixos do choque de ordem da prefeitura no local: limpeza urbana, mobilidade e infraestrutura, ordenamento, integração popular. O secretário estimulou a cooperação dos feirantes para melhorar o Ver-o-Peso e reafirmou a abertura da atual gestão para o diálogo com eles. 
(DOL com informações da prefeitura de Belém)

Nenhum comentário:

Postar um comentário