sábado, 24 de agosto de 2013

Multivacinação começa hoje em quase três mil postos

Governo deslancha campanha nacional para atualizar cartão de vacinação

24/08/2013 - 08:01 - Saúde
Hoje é o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, para atualização do esquema vacinal das crianças menores de 5 anos de idade. A abertura oficial da campanha no Pará acontece hoje, às 8h, na Unidade Municipal de Saúde do Tapanã, em Belém, e em outros 2.822 postos de saúde fixos ou volantes no Estado. O objetivo é diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis e reduzir as taxas de abandono de vacinação. É necessário apresentar o cartão de vacinação das crianças.

A necessidade de atualização dos cartões de vacinação foi detectada pelo sistema de acompanhamento da Secretaria Estadual de Saúde (Sespa), pois um número considerável de crianças estaria com suas vacinas atrasadas. 'A campanha é o momento de sensibilizar as pessoas para a importância da vacina, que ainda é o melhor remédio', brincou o titular da secretaria, Hélio Franco. Não há meta de vacinação e o foco será voltado para atualização das carteiras.
Todos os municípios participarãoda mobilização do dia D. 'A campanha tem a grande responsabilidade de chamar o público alvo para o dia da mobilização, cujos os pais têm dificuldade de levar as crianças para se vacinar durante a semana', disse a coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataide. Serão 2.400 postos fixos e 422 postos volantes, que atenderão às comunidades mais afastadas, na zona rural. Na capital, não haverá vacinação em postos especiais, como shoppings e praças. 'O volume de vacinas disponibilizadas é muito alto, não seria possível criar um posto somente para o Dia D, como fazemos em outras ocasiões', completou.
Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação. A população encontrará nos postos de saúde as vacinas tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche, também conhecida por DTP); Febre Amarela; BCG; Hepatite B; Poliomielite; Pneumocócica 10 Valente; Rotavírus; Pentavalente; Meningococo C; e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola). As crianças com vacinas em atraso serão registradas no boletim diário de doses aplicadas, confirmadas no boletim de consolidação e lançadas no site da campanha.
Como algumas vacinas apresentam contra indicações diante de situações clínicas específicas, será analisado criteriosamente cada caso. 'É importante que os pais não deixem de aproveitar essa oportunidade de imunizar seus filhos, pois a não-aplicação do reforço deixa a criança exposta', pediu Franco. Hoje, todos os postos estarão abertos para a vacinação no horário de 8h às 17h. Até o dia 30, as doses estarão disponíveis em qualquer posto de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário