quarta-feira, 30 de abril de 2014

Papão vence e tem vantagem para chegar à final do 2º turno

Em dia atípico para o futebol, a noite desta terça-feira (29) foi de semifinal do segundo turno do Campeonato Paraense.  E o Paysandu se deu bem. O Papão encarou o São Francisco, às 20h30, no estádio Colosso do Tapajós, em Santarém, e venceu pelo placar de 1 a 0, podendo até perder pela mesma diferença de gols para chegar à decisão da segunda metade do campeonato.
Com um primeiro truncado, com muita marcação e poucas oportunidades de gols, a bola só balançou a rede do goleiro Labilá no segundo tempo. Aos 15 minutos da etapa final, Zé Antônio fez jogada pela direita e cruzou rasteiro, mas o zagueiro Aldair jogou contra o próprio patrimônio, dando vantagem ao time alviceleste no placar. 1 a 0.
A partida de volta será no dia 7, quarta-feira, no Estádio Olímpico do Pará, Mangueirão, às 20h30. O classificado desse confronto enfrenta o vencedor do duelo entre Clube do Remo e Independente. Na primeira partida deu Galo Elétrico, por 3 a 0.
1º Tempo: Jogo truncado - O jogo de ida na semifinal em Santarém ficou devendo, pelo menos nos primeiros 45 minutos de jogo. Mesmo o São Francisco, dono da casa, atuando com três atacantes, a partida entre o Leão santareno e o Papão começou bastante truncada, com lances de muita marcação de pouca criatividade.
O Papão, tentando se recuperar do trauma na Copa Verde, tentou usar o que foi o seu melhor em todo o primeiro semestre, o lado direito ofensivo. Djalma e Yago Pikachu alternavam nas jogadas de velocidade até a linha de fundo, mas pouco conseguiram fazer. O atacante Lima, bastante acionado em outras jornadas, na melhor chance que teve, aos 25 minutos, chutou de dentro da grande área, mas o zagueiro Perema apareceu na hora ‘H’ e evitou que chegasse em Labilá.
O São Francisco também não teve a organização esperada pelo torcedor mocorongo. Ricardinho, Elielton e Nenê Apeú não conseguiram encontrar espaços para furar o sistema defensivo do Papão, sempre com Charles e João Paulo em vantagem.
A melhor oportunidade para balançar a rede veio aos 34 minutos, com o jogador Nenê Apeú, que recebeu lançamento longo e dominou a bola com categoria, rolando para Caçula, que chegou enchendo o pé e mandando um foguete, mas Paulo Rafael caiu e colocou para escanteio.
O restante do tempo foi na balada dos primeiros minutos, terminando a primeira etapa sem gols no Colosso do Tapajós.
2º Tempo: Gol contra e vitória do Papão - O segundo tempo teve melhor nível técnico dos dois times. A necessidade por gols fez Paysandu e São Francisco abandonarem o estilo retrancado, dando bons motivos para o torcedor sofrer nas arquibancadas, seja em lances no ataque ou na defesa.
Pikachu, aos quatro minutos, teve grande oportunidade para abrir o marcador. Em um dos lances de inspiração do meia Marcos Paraná, a bola foi passada com precisão para o lateral Yago Pikachu, que estava dentro da área, como de praxe, mas não teve o capricho de outras jornadas e chutou pra fora.
Aos poucos, o Papão foi amadurecendo o domínio exercido no adversário. O gol foi um prêmio para a turma de Mazola Júnior. Aos 15 minutos, Zé Antônio, que saiu do banco de reservas, fez a jogada pela direita, entrou na área e cruzou rasteiro, forte. O zagueiro Aldair não conseguiu cortar e marcou contra o próprio time em Santarém.
O gol, então, mudou a forma das duas equipes dentro das quatro linhas. O Paysandu, com a vantagem, apostou no contra-ataque, colocando jogadores rápidos como o garoto Leandro Carvalho. Já o São Francisco foi para cima na base do ‘abafa’, tentando chegar ao empate a todo custo, seja em bola parada, cruzamentos ou chutes de fora da área, mas sem organização.
Apesar da vantagem, o Paysandu esteve sempre com a faca e o queijo na mão para marcar. Aos 33 minutos, nova chance com Pikachu dentro da área, dessa vez o camisa 102 pegou na veia, mas o goleiro Labilá se esticou todo e fez linda defesa. Na sequência, nova chance de ouro. Zé Antônio entrou na defesa do Leão e cruzou, na medida para Lima, que dominou e chutou forte, mas pegou mal na bola, isolando.
Embora os santarenos crescessem no fim, a defesa bicolor foi soberana, garantindo o resultado para o próximo compromisso entre os dois times, em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário