sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Aumento nos preços da gasolina e do diesel deve ser decidido na sexta

Reajuste da gasolina deve ficar em 5% e do diesel, em 10%

29/11/2013 - 07:17 - Brasil
O Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta sexta-feira (29) em São Paulo e deve definir um novo reajuste da gasolina e do óleo diesel para vigorar ainda este ano. Segundo cálculos do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), o preço da gasolina apresenta uma defasagem de 15% em relação aos preços internacionais, e o diesel, de 20%.

Embora a estatal apresente uma situação financeira crítica no curto prazo, devido às despesas com investimentos e impacto da importação dos combustíveis nas contas, a meta do governo é manter a inflação abaixo dos 5,84% de 2012. Por isso, os reajustes vêm sendo represados pelo governo. Se aprovado um aumento de 5%, percentual em discussão na equipe econômica, o impacto direto no IPCA será de 0,2 ponto percentual este ano. 


O diesel, que tem impacto menor no IPCA, pode subir 10%.Por outro lado, a nova metodologia que prevê reajustes automáticos do combustível, em estudo pela Petrobras, ainda está em discussão e deve ser aprovada só no ano que vem. Ao apresentar a proposta no Conselho, sem aprovação prévia da equipe econômica, a diretoria da Petrobras entrou em rota de colisão com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A polêmica gira em torno de uma possível indexação aos preços internacionais da commodity. Por isso, a discussão está em banho-maria por ora, com aval do Planalto.

Conforme afirmado por Mantega na terça-feira, a elaboração de uma metodologia para reajustes automáticos do combustível ainda está em elaboração. Segundo analistas e investidores, um reajuste nos combustíveis é crucial para que a estatal tenha fôlego para arcar com custos de bônus e investimentos exigidos tanto em projetos em andamento como em novos projetos, a exemplo de Libra e os blocos de gás arrematados na quinta.

Fonte: O Globo
Foto: O Liberal

Pesquisa mostra desinformação e preconceito entre jovens de 18 a 29 anos

Entre os jovens entrevistados, apenas 30% estudam e 56% já foram reprovados no colégio

29/11/2013 - 07:30 - Brasil
Pouco mais de quatro em cada dez jovens entre 18 e 29 anos concordam, total ou parcialmente, com a ideia de que mulheres que se vestem de forma insinuante não podem reclamar se sofrerem violência sexual e pouco mais de 10% são indiferentes a esse tipo de violência. É o que mostra a pesquisa Juventude, Comportamento e DST/Aids, encomendada pela Caixa Seguros, aprovada pelo Comitê de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília e feita com o acompanhamento da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) e Hepatites Virais do Ministério da Saúde. Os resultados mostram alto grau de desinformação, preconceito de gênero e contra homossexuais.

Para o coordenador da pesquisa, Miguel Fontes, que é doutor em saúde pública, o machismo ainda está muito presente entre os jovens, “principalmente os homens”. Pouco mais de 9% dos entrevistados concordam ou são indiferentes ao fato de um homem agredir uma mulher porque ela não quis fazer sexo e pouco mais de 11% têm a mesma opinião com relação a homens que batem na parceira que o traiu.


Para a socióloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea) Jolúzia Batista, essa geração de jovens sofreu um avanço conservador nos últimos anos. Na sua opinião, uma educação não sexista nas escolas é fundamental para mudar esse cenário. “Nós vemos que hoje a violência surge como uma forma de colocar a mulher nos trilhos, de corrigi-la. É preciso investir em educação para mudar isso“, defende.

Para a pesquisa foram entrevistados 1.208 jovens entre 18 e 29 anos em 15 estados e no Distrito Federal, sendo 55% mulheres. Os critérios da coleta de dados, feita em 2012, são semelhantes aos adotados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O trabalho foi concebido e analisado pela John Snow Brasil Consultoria, e a coleta de dados foi feita pela Opinião Consultoria.

Entre os jovens entrevistados, apenas 30% estudam e 56% já foram reprovados no colégio. Mais da metade são católicos e quase um terço, evangélicos. De cada dez, seis acessam a internet com frequência e cinco navegam pelo menos duas horas por dia.  A maioria perdeu a virgindade entre os 14 e os 18 anos, 10% ainda não tiveram relação sexual, 95% se de

Fonte: Agência Brasil
Foto: Divulgação

Black Friday' no Brasil

FOTOS: '

Lojas prometem reduzir preços dos produtos nesta sexta-feira (29).
  • Movimentação de consumidores na loja do Extra na região oeste de SP, durante a madrugada. O hipermercado iniciou a promoção Black Friday à 0h desta sexta-feira.
1 6
Movimentação de consumidores na loja do Extra na região oeste de SP, durante a madrugada. O hipermercado iniciou a promoção Black Friday à 0h desta sexta-feira.


Mensagem


O que é a vida afinal?
Postada em sexta-feira, 29 de novembro de 2013.

Alguma vez já se depararam com essa pergunta? Já se depararam perdidos,
parados em um ponto estratégico sem saber se deve ir a um lugar qualquer
ou se deve ficar parado? Muitas vezes essa resposta pode ser encontrada
em nós mesmos, mas as nossas atitudes não nos deixam enxergar.
As coisas que acontecem na nossa vida são reflexos de nossas ações rotineiras,
que geralmente não achamos que irá ter tanta repercussão e quando menos
esperamos ela vem e nos dá uma rasteira como que se dissesse para prestarmos
mais atenção as nossas atitudes para com os outros e com nós mesmos.
A vida nos deixa de mãos atadas sem saber em que direção devemos ir,
mas isso só nos mostra o grau de desorganização em que estamos vivendo
e a maneira com que temos levado a vida. A vida foi feita para ser vivida,
a vida exige movimento e jogo de cintura, ela só sobrevive com altos
e baixos, pois infelizmente o ser humano muitas vezes necessita de um impulso
para seguir em frente e saber no que tem que melhorar. A vida nos move,
muitas vezes pensamos em desistir, pois julgamos estar cansados de tentar
ou até mesmo de viver. E ai mais uma vez a vida vem nos mostrar que é preciso
levantar e melhorar algo em nós para que possamos viver bem e conquistarmos
nossos objetivos. A vida foi dada para cada ser para que ele possa mostrar
o porque ele está aqui e para ele fazer a diferença, seja em sua própria vida
ou na do outro. Por isso VIVA! Viva a cada momento como se fosse o último,
diga as pessoas o quanto elas são importantes pra você, faça a diferença em
cada dia da sua vida, pois só podemos fazer isso agora, amanhã já não se
sabe se será possível, pelo menos não nessa mesma vida.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

DEU NO PAUTANDO NOTÍCIAS

VEREADOR PEDE EXONERAÇÃO DE SECRETÁRIA APÓS CARREATA



O Vereador e líder do PDT na Câmara Municipal ocupou a tribuna na manhã de da última quarta-feira em Sessão Ordinária para solicitar a imediata exoneração da Secretária de Promoção Social, segundo o Vereador as imagens exibidas em um blog local flagram veículos oficiais do Município participando de uma carreata para comemorar um titulo que fora recebido pela então Servidora Pública, caracterizando-se como autopromoção pessoal. O Vereador enfatizou que essa conduta viola vários princípios basilares da Administração Pública, incorrendo em ato de Improbidade Administrativa.
O Edil apresentou Requerimento Verbal solicitando que seja enviado oficio ao Prefeito Municipal de São Miguel do Guama para que a citada Secretária seja exonerada, bem como devolva ao erário o dinheiro gasto de forma irregular no abastecimento de veículos da Prefeitura utilizados de forma irregular. 
O requerimento fora colocado em votação, tendo sido aprovado pela maioria esmagadora dos Vereadores que participavam da Sessão ordinária.

Vereadora Mente no Facebook
Ao que tudo indica a Vereadora Arineide Feitosa ficou incomodada de sobremaneira com os aplausos recebidos de membros da platéia, os quais foram direcionados ao Vereador Andrey Monteiro que solicitou a exoneração da Secretária de Promoção Social por ter em tese cometido ato de Improbidade Administrativa.
A Vereadora acima mencionada usou o Facebook para destilar sua raiva, mentindo descaradamente sobre a CPI da Saúde que só não terminou por culpa da própria Vereadora que faltou oitivas marcadas e não apresentou justificativas ao Presidente que foi obrigado a remarcá-las para o dia 03 de dezembro do ano corrente.
A Vereadora não menciona que o Presidente (Vereador Andrey Monteiro) reiterou de imediato a solicitação dos extratos dascontas bancárias, abrindo assim prazo de 10 dias prorrogáveis por mais 10 para a Administração Pública se manifestar o que foi feito formalmente no data de hoje pelo representante legal da Secretária de Saúde.
Ante ao exposto, repelimos as injustas acusações proferidas pela Vereadora que foi a única a defender a carreata realizada por membros da Secretária de Promoção Social, utilizando veículos da Prefeitura, talvez, suas ações sejam pautadas por interesses de cunho pessoal naquela pasta que dizem ser repleta de indicações da Vereadora.
Finalizamos mostrando aos internautas o que dizem os doutrinadores sobre a autopromoção pessoal de Agentes Políticos e Servidores Públicos.

Alexandre de Moraes discorre sobre o assunto sustentando que o:
[...] legislador constituinte, ao definir a presente regra, visou à finalidade moralizadora, vedando o desgaste e o uso do dinheiro público em propagandas conducentes à promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos, seja por meio da menção de nomes, seja por meio de símbolos ou imagens que possam de qualquer forma estabelecer alguma conexão pessoal entre estes e o próprio objeto divulgado. (MORAES, 2002, p. 889).
[...] a rigor, qualquer violação aos princípios da legalidade, da razoabilidade, da moralidade, do interesse público, da eficiência, da motivação, da publicidade, da impessoalidade e de qualquer outro imposto à Administração Pública pode constituir ato de improbidade administrativa. (PIETRO, 2001, p. 687).
Vejam que a Vereadora Arineide Feitosa defende ato deliberado de improbidade administrativa e acha um absurdo o Vereador Andrey Monteiro cobrar providências. Quem é medíocre ? Não tem nexo ? É triste a situação dessa Vereadora !!!!. Extraído do blog do vereador Andrey Monteiro

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

"ESSE ANO O NOSSO PAPAI NOEL VEIO DO INFERNO, VESTIDO DE BRANCO PRÁ DISFARÇAR"

DESABAFO: Samuel Silva

Saimos de uma reunião com o prefeito de São Miguel do Guamá onde nos saímos muito descontentes com a decisão do prefeito de tirar uma vantagem que nos recebíamos há 14 anos por trabalhar os finais de semanas e feriados. Se já não bastasse nos termos sido penalizados na estrutura administrativa feita por ele e aprovada pela câmara de vereadores, agora nos fomos surpreendidos com esse presente de natal, quanto ao adicional noturno que e de 40% e nos só recebemos 33% ele diz que ainda vai analisar junto com o salário família que nos não estamos recebendo ele diz que pode pagar atraves de requerimento,mas não garante pagar retroativo, já que ele diz que gosta de trabalhar dentro da lei,se ele tem vontade de pagar nem precisava requerimento,o que nos recebemos e que nada do que foi prometido nos palanques está sendo cumprido e que a lei só vale para os mais fracos.
Esse ano o nosso Papai Noel veio do inferno,e vestindo branco, pra disfarçar.
A capacidade.
Postada em quinta-feira, 28 de novembro de 2013.

Não julgue o outro por sua incapacidade de concretizar algo, 
pois o julgamento negativo pode levar ao erro e o erro ao desalento.
Ninguém é capaz de apontar a capacidade do outro, porque somos uma 
individualidade, o espírito encarna na Terra SÓ e cada um traz consigo 
a bagagem espiritual que conseguiu durante sua trajetória.
Falar da capacidade do outro deixa claro a incapacidade própria, 
portanto olhar para si próprio e reconhecer-se em todas as falhas 
e adjetivos é o melhor a fazer, quando se perde tempo olhando o outro, 
perde-se oportunidades valiosas de corrigir-se e melhorar.
Sejamos mais cuidadosos no momento em que formos apontar os erros alheios, 
porque muitas vezes errados somos nós, diante de algum fato onde nos 
leve ao apontamento do outro, tenhamos cuidado para não sermos injustos, 
pois a palavra proferida ou o gesto de mau gosto pode nos prejudicar moralmente.
Lembremos que a dor moral afeta mais que a dor física, pois a dor moral fica 
em nossa consciência nos cobrando a todo o momento enquanto 
a dor física em algum momento há de passar.
Somos capazes de conquistar para a nossa trajetória bens morais onde a boa 
conduta e a verdade sejam sempre companheiras da boa vontade 
para com as dificuldades do outro.
Não façamos da nossa trajetória um mar de julgamentos descabidos apenas 
porque ainda somos pequenos demais diante da grandiosidade da boa 
conduta do outro, façamos a nossa parte para melhorarmos os defeitos 
que afligem as nossas escolhas e as nossas ações.
Sejamos humildes diante da capacidade do outro, se ainda não a possuímos 
é porque temos muito a conhecer e aprender.

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Caso Joaquim: padrasto será ouvido nesta quarta-feira

Mãe do menino disse, pela 1ª vez, acreditar que marido tenha matado filho

27/11/2013 - 10:00 - Brasil
O padrasto do menino Joaquim, o técnico em TI Guilherme Longo, já está em Ribeirão Preto (SP) para prestar um novo depoimento à polícia. Longo deixou a Delegacia Seccional de Barretos (SP) no final da madrugada e chegou à Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Ribeirão por volta de 7h30. Este é o primeiro depoimento formal dele após a reconstituição do desaparecimento do garoto, que aconteceu na última sexta-feira (22).


No sábado (23), o delegado que chefia a investigação do caso, Paulo Henrique Martins de Castro, esteve na Seccional de Barretos e se encontrou informalmente com o padrasto de Joaquim. Nesta quarta, Castro espera confrontar o depoimento de Longo com as declarações de Natália Ponte, mulher dele e mãe de Joaquim, também presa por suspeita de envolvimento no caso. No último dia 18, Natália afirmou pela primeira vez à polícia que acredita que Longo possa ter matado Joaquim. A declaração, segundo o promotor de Justiça Marcus Túlio Nicolino, pode ajudar a polícia a elucidar o caso.

A expectativa era que Longo fosse ouvido pela polícia na terça-feira (26), mas o delegado cancelou a diligência no final da tarde, sem informar o motivo da suspensão. O padrasto de Joaquim está preso há 16 dias, desde que o corpo da criança foi encontrado boiando no Rio Pardo. Ele alega inocência. O advogado dele aguarda a decisão sobre um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).

Investigação

Nesta quinta-feira (28), o delegado deve colher o depoimento dos primeiros policiais militares que estiveram na casa da família de Joaquim, após a PM ter sido informada sobre sumiço do garoto. Na mesma data, um bombeiro que realizou as primeiras buscas pelo corpo da criança, também será ouvido.

Até o fim da semana, Castro espera receber o resultado dos testes toxicológicos feitos nos órgãos e no sangue da criança. O exame foi solicitado porque o laudo inicial apontou que as únicas lesões encontradas na pele foram em decorrência dos dias em que o corpo foi arrastado pelo rio. Além disso, não foi encontrada água nos pulmões de Joaquim, o que indica que não houve morte por afogamento.

O delegado aguarda ainda o relatório completo das ligações telefônicas recebidas e efetuadas pela mãe e pelo padrasto de Joaquim, e por outros dois familiares próximos ao casal. As bilhetagens devem ser entregues ainda esta semana. Castro também solicitou a quebra do sigilo telefônico de outras linhas, mas ainda não recebeu a decisão da Justiça sobre o pedido.

A Polícia Civil e o Ministério Público também encaminharam à Justiça um pedido pela realização de uma pesquisa que permite, pelo rastreamento de telefones celulares, identificar a localização exata de Guilherme Longo e Natália Ponte na madrugada em que Joaquim morreu. Os dados serão confrontados com a relação de ligações obtidas pela quebra do sigilo telefônico da família e com os depoimentos do padrasto.

Uma gravação feita pela Polícia Militar na manhã de 5 de novembro, data do desaparecimento do menino, também pode ser importante para elucidar o caso. O áudio traz os questionamentos de Natália ao companheiro sobre o paradeiro da criança.

O caso

Joaquim Ponte Marques, de 3 anos, desapareceu de dentro de casa, em Ribeirão Preto (SP), na madrugada de 5 de novembro. O corpo foi encontrado cinco dias depois, boiando no Rio Pardo, em Barretos (SP). Ele foi enterrado na segunda-feira (11), em São Joaquim da Barra (SP), cidade natal da mãe.
A polícia suspeita que Joaquim, que era diabético, tenha recebido uma alta dosagem de insulina, e que teria o levado à morte. O promotor que acompanha o caso afirmou que a polícia e o Ministério Público continuam trabalhando com "a linha de que o assassino estava dentro da casa". Segundo o Instituto Médico Legal (IML), porém, não é possível determinar a causa da morte da criança.

Fonte: G1 Ribeirão Preto
Foto: Maurício Glauco/EPTV

Escolas que ficaram de fora da lista do Enem 2012 se queixam com MEC

Colégios que tradicionalmente se saem bem no exame, como Santo Inácio, do Rio, e Objetivo, de SP, não estão na nova relação

27/11/2013 - 09:00 - Educação

Rio-
Enquanto colégios tradicionais como Santo Agostinho e Andrews voltaram ao ranking das dez escolas do estado do Rio mais bem colocadas no Enem, este ano foi sentida a ausência do Santo Inácio, que não consta da lista de notas divulgadas pelo Inep. A escola informou que vai pedir esclarecimentos e correção ao órgão do MEC alegando que a maioria dos alunos do 3º ano fez o exame de 2012.

Outros colégios tradicionais do Rio, como o Instituto GayLussac, de Niterói, também reclamaram que não receberam a nota. A rede pH, que tem uma de suas filiais na 15ª colocação, informou que faltam as notas de quatro unidades na lista do Inep. Já o colégio de A a Z reclama a ausência da unidade de Botafogo.
- No site do Inep, aparecemos apenas com o Colégio de A a Z da Barra. A unidade Botafogo não está na lista. Como houve aquele erro ano passado, nós fizemos um levantamento prévio e temos cópia dos boletins de quase todos os alunos que fizeram a prova. A presença foi de quase 100%. Não faria sentido estarmos fora. Mais uma vez, um absurdo. Vou verificar agora o nosso cadastro no censo escolar para entrar com recurso - critica o diretor da rede de A a Z, Bruno Rabin.

Em São Paulo, o Objetivo Integrado, que em 2011 tivera a maior média do Brasil, criticou o Inep e garantiu que as notas de seus alunos colocariam a instituição novamente no topo. Escolas como a Ari de Sá Cavalcante, no Ceará, e Santo Antônio, em Minas, também estranharam suas ausências na lista de 2012. Há diversos outros exemplos pelo país.

'O Inep está nos informando que não tenho metade de meus alunos no Enem 2012. Minha turma era de 40 e os 40 fizeram.Tenho a nota de 30 deles. Em 2011, eles nos enviaram um e-mail para conferir os dados. Adoramos o procedimento. Este ano, preventivamente, escrevemos para lá oferecendo o nome de todos os alunos e os respectivos CPFs para antecipar soluções. Eles recusaram a asseguraram que não precisava', relata Marcelo Rangel, coordenador de ensino médio do GayLusssac.

A explicação pode estar em um erro na contabilização do número de estudantes que fizeram o Enem. Em 2012, Santo Agostinho e Andrews também não haviam recebido as notas do Enem 2011 sob a justificativa de que menos de 50% dos alunos concluintes fizeram a prova. Dirigentes dos dois colégios comemoraram a volta ao top 10 e disseram que o Inep corrigiu o resultado do ano passado posteriormente.

O Santo Agostinho ficou com o segundo e o terceiro lugares, respectivamente com as unidades do Novo Leblon e do Leblon. Coordenador do ensino médio do colégio, Evaldo José Palatinsk foi cauteloso ao analisar aos dados.

'Não pautamos nossa filosofia pelo Enem. Essa informação é apenas mais um instrumento que nos ajuda a fazer uma avaliação integral da escolas e dos alunos. Afinal, nossa visão vai muito além disso, com prioridades como nível do corpo docente e infraestrutura. As famílias devem usar o desempenho do Enem como referência, mas não podem classificar uma escola apenas pela nota. Não tratamos nossa escola como cursinho de adestramento para o Enem. Nossa formação é bem mais abrangente', disse Palatinsk.

No Enem 2010, o Santo Agostinho do Novo Leblon havia ficado em terceiro lugar no Rio, e o do Leblon, em quinto. Palatinsk explica que a ausência da nota no Enem 2011 foi retificada pelo Inep somente há dois meses:

'Houve um problema na computação dos dados pelo Inep, que acabou nos passando o resultado apenas em agosto deste ano. Quando fazemos o Censo no colégio, repassamos os dados para a Secretaria de Estado de Educação que, por sua vez, repassa ao Inep, por meio de uma empresa terceirizada. Houve um confronto de sistemas que impediu que as informações referentes à nossa escola fossem computadas'.

Quarto colocado do Rio no Enem 2010, o Andrews ficou em sétimo lugar este ano. Coordenadora pedagógica de ensino médio do colégio, Betriz Miné celebra a volta da escola à elite do ranking, mas com ponderações.

'É bom estar entre os dez melhores, mas seria bem melhor se pudéssemos avaliar mais detalhadamente o resultado. Para nós, é bom ter a certeza de que estamos desenvolvendo um bom trabalho e para os alunos. Mas pedimos ao Inep para ter acesso aos microdados e não apenas à média. A Uerj, por exemplo, nos dá um resultado por questão. Assim sabemos onde podemos melhorar', compara Beatriz.

Ano passado, a escola ficou sem nota porque, segundo ela, dos 38 estudantes do Andrews que fizeram o Enem 2011 apenas cinco constavam no sistema do Inep. Beatriz ressalta que o órgão retificou o resultado posteriormente:

'Mandamos a relação com CPF de todos estudantes que haviam feito a prova, eles acharam a nota dos 33 alunos que faltavam e corrigiram o erro.
Já o Santo Inácio, que ficou na terceira posição do Rio no Enem 2011 e na nona do Enem 2010, não recebeu a média do Enem 2012. De acordo com nota oficial publicada pela direção no site do colégio, 233 alunos fizeram a prova ano passado. Apenas um dos 234 dos concluintes do ensino médio não fez o exame em 2012, segundo a assessoria de imprensa.

“Ao constatar, hoje (ontem), que o Colégio Santo Inácio não aparece na relação de escolas cujos alunos estavam inscritos no Enem em 2012, será solicitada ao Inep a verificação da lista, além da correção dos dados”, diz a nota.

Por meio de sua assessoria de imprensa, Inep informou que as escolas que não estão na lista divulgada não atendem os critérios de divulgação. Segundo a nota técnica divulgada pelo órgão, “para o cálculo da proficiência média, em cada uma das provas objetivas e da redação, foram consideradas apenas as unidades escolares que tiveram, concomitantemente”: no mínimo 10 participantes do Enem 2012 e pelo menos 50% de estudantes no exame. As duas condições são baseadas no número de alunos matriculados nos anos finais do ensino médio declarados ao Censo Escolar 2012 e na quantidade de candidatos que fizeram as quatro provas objetivas e a redação.

O Inep acrescenta que os dirigentes das unidades escolares podem apresentar requerimento para reexame do cálculo das proficiências médias junto ao órgão até dez dias após a data de divulgação Os casos serão avaliados individualmente pela área técnica do Inep.

Fonte: O Globo
Foto: Reprodução/ Internet

Concurso da Polícia Civil deve ser anulado


Concurso da Polícia Civil deve ser anulado (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Ministério Público do Estado do Pará (MP), entrou com uma ação civil pública pedindo a anulação do concurso da Polícia Civil do Estado do Pará.
Na ação, a promotora de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, Elaine Carvalho Castelo Branco, alega ter constatado graves irregularidades no andamento do certame.
Entre as irregularidades, o MPE aponta como a não restrição quanto ao uso de celulares comacesso à internet dentro da sala de realização das provas. Além disso, a falta de fiscais nos banheiros e a não exigência de apresentação de qualquer documento de identificação dos candidatos em muitos locais também foi apontado na ação.
Outra irregularidade grave, seria o fato de que vários delegados de polícia estavam presentes como fiscais, mesmo tendo parentes fazendo provas.
O concurso, que teve cerca de 25 mil inscritos, ofereceu 250 vagas para o cargo de investigador, 250 para escrivão, 20 vagas para papiloscopista e 150 vagas para delegado.

Cerca de 70% dos policiais civis estão parados


Cerca de 70% dos policiais civis estão parados (Foto: Sindpol/Divulgação)
(Foto: Sindpol/Divulgação)
O atendimento nas delegacias da Região Metropolitana de Belém continua limitado durante a noite desta terça-feira (26). De acordo com o Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Pará (Sindpol), 70% dos trabalhadores aderiram à greve, totalizando cerca de 2 mil policiais parados em todo o estado. 
Por outro lado, a assessoria de comunicação da Polícia Civil tenta negar os prejuízos no atendimento. Uma central de registro de ocorrências teria sido criada na Delegacia Geral para funcionar a partir das 18h de hojeO novo espaço está instalado na Divisão de Polícia Administrativa (DPA), na entrada da Delegacia Geral, na Magalhães Barata. 
Entre as reivindicações da categoria estão o cumprimento da carga  horária de 44 horas semanais, melhores condições de trabalho, pagamento antecipado das diárias, isonomia entre nível médio e superior, gratificação de escolaridade, progressões funcionais, incorporação do abono salarial, entre outras.
Ao menos 250 policiais em greve ficaram acampados na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), no bairro da Cidade Velha, em Belém, na tarde de hoje. A categoria voltará a ocupar a Alepa a partir de 9h desta quarta-feira (27).

Paula Fernandes rebate críticas sobre seu estilo





estilo  da cantora Paula Fernandes já virou alvo de piadas na internet, muitas pessoas criticam as roupas que ela usa. Bem humorada, a cantora disse em entrevista para o site de notícias UOL, que nada mais a surpreende, depois de ter sido comparada a um Teletubbie, por usar uma roupa verde fluorescente.
"Meus vestidos são maravilhosos. As pessoas estão em busca de um grande babado a meu respeito. Mas como não vai acontecer nada, todo mundo é livre para fazer o que quiser e está tudo de boa", declarou.
Paula Fernandes vai passar o Réveillon trabalhando, já que irá se apresentar em uma praia de Fortaleza, no Ceará, para um público estimado de 1 milhão de pessoas. 
(DOL com informações do UOL)

terça-feira, 26 de novembro de 2013

MEC distribuirá tablets para professores em 2014

MEC distribuirá tablets para professores em 2014



O Ministério da Educação (MEC) vai começar a distribuir tablets a professores do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas em 2014. O anúncio foi feito hoje (25) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Segundo ele, os professores deverão ser capacitados para usar o equipamento também no ano que vem. A intenção da pasta é que todos os professores da rede pública tenham o próprio tablet. A distribuição começou com os professores do ensino médio. O educador tem acesso pelo tablet a conteúdos específicos, cujo objetivo é tornar as aulas mais atraentes.
Segundo o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foram comprados mais de 460 mil tablets para professores do ensino médio. Ainda não há previsão de quantos professores do ensino fundamental serão contemplados em 2014. De acordo com dados do Censo de 2012, são mais de 800 mil professores na etapa. 
Para adquirir os tablets, os estados incluem o pedido de aquisição na adesão ao Plano de Ações Articuladas (PAR). Após a adesão e com a aprovação do PAR, o FNDE repassa recursos para os estados. São os estados que fazem a aquisição do equipamento diretamente com as empresas vencedoras do pregão. De acordo com a autarquia, todos os 26 estados e mais o DF fizeram adesão para aquisição de tablets na etapa anterior.
O ministro não deu maiores detalhes da distribuição. Em 2012, segundo o MEC, o governopagou quase R$ 300 pelo tablet de 7 polegadas (1 polegada é igual a 2,54 centímetros) e aproximadamente R$ 470, pelo de 10 polegadas. No mercado, conforme o ministério, o equipamento de 7 polegadas custava cerca de R$ 800.
(Agência Brasil) 

Helicóptero de deputado é apreendido com cocaína


Helicóptero de deputado é apreendido com cocaína (Polícia Militar ES/Divulgação)

Cerca de 455 quilos de cocaína foram apreendidos em um helicóptero de propriedade de uma empresa  do deputado estadual Gustavo Perrella (PDT-MG), filho do senador e ex-presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, na tarde do último sábado (23), na região serrana do Espírito Santo. O entorpecente tinha como destino a Europa.
No momento do flagrante quatro pessoas estavam presentes, conforme informações da polícia. A cocaína foi apreendida no momento em que o entorpecente estava pronto para seguir viagem. Junto com os suspeitos, a polícia encontrou cerca de R$ 16 mil. O piloto da aeronave foi preso e demitido pelo deputado mineiro.
Segundo a assessoria de imprensa de Gustavo Perrella, a aeronave é mesmo do jovem político mineiro, porém, ele estava em Brasília no momento do crime. Ele dará uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais para explicar o ocorrido.
(DOL com informações do Terra)

Vendedor de açaí é morto a tiros em Nazaré

Segunda-Feira, 25/11/2013, 14:35:33 - Atualizado em 25/11/2013, 15:45:39


Vendedor de açaí é morto a tiros em Nazaré (Foto: J.R Avelar)
(Foto: J.R Avelar)
Waldir Castro Silva, 28 anos, foi morto a tiros por dois homens ainda não identificados pela polícia. O crime ocorreu na tarde desta segunda-feira (25), na passagem Alegre, entre a rua dos Mundurucus e a avenida Conselheiro Furtado, no bairro de Nazaré, em Belém.
Waldir foi morto no momento em que saía do local onde vende açaí. Ele levava dinheiro e um aparelho celular, mas nada foi levado.
De acordo com a Polícia Militar, o vendedor de açaí já tinha passagem pela polícia por roubo.
Os acusados fugiram sem deixar pistas. O Instituto Médico Legal (IML) fez a remoção do corpo. O caso vai ser investigado pela Divisão de Homicídios (DH).
(DOL com informações de J.R Avelar)

"Neném" more em troca de tiros com a polícia.

GEDSC DIGITAL CAMERA


A troca de informações entre policiais civis do Pará e do Piauí conseguiu localizar no bairro da Saudade, em Castanhal, dois assaltantes interestaduais perigosos que estavam escondidos após praticarem um assalto milionário no Piauí, quando levaram cerca de R$ 3 milhões.
         O delegado Éder Mauro Cardoso Barra e uma equipe da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos receberam uma informação privilegiada dando conta que parte do grupo estaria homiziado na rua Calderaro de Brito no bairro da Saudade em Castanhal entre “Neném” e “Thiaguinho”.
        Pelas informações levantadas o grupo estaria bem armado e transformaram o local em uma “boca” para distribuição de drogas. Feito cerco no imóvel, “Neném” tentou fugir por trás pela cozinha atirando contra os policiais, e não restando alternativa a não ser disparar tiros de defesa, atingindo “Neném” que embora tivesse sido acionado o resgate do corpo de Bombeiros acabou morrendo.
        Na troca de tiros um policial civil que estava entrando na casa acabou salvo por uma geladeira, uma vez que os disparos que saíram da escopeta de “Neném” atingiram em cheio a porta da geladeira, salvando o policial.
        No local foi encontrada uma escopeta calibre 12 junto ao corpo de “Neném” e outra arma de fogo calibre 20, dentro de um armário, e junto uma quantidade de maconha, e dentro de uma bolsa pertencente à mulher conhecida como “Alice”, foi encontrado a quantia de R$ 4.000.
        Interrogada, a mulher disse que o dinheiro era de “Neném” e produto do crime do roubo do estado do Piauí. Questionada sobre o paradeiro do segundo integrante, Thiago Adriano Santos Pires conhecido como “Thiaguinho”, Alice Lourenço Padre informou que ele estava fora e foi orientada marcar um encontro que acabou “escorado” por policiais civis e preso com R$ 2 mil.
        “Neném” foi identificado como Luciney Cabral Correa e também utilizava o nome de Lauriano Junior de Almeida Correa, o qual já tinha puxado vários anos de cadeia e estava foragido da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, onde cumpria pena por assalto, homicídio e tráfico de drogas.
       Eles faziam parte do bando de Ademilton Lourenço Padre, conhecido por “Loroco”, e estavam envolvidos em um grande assalto a um empresário no Piauí de onde levaram R$ 3 milhões. O corpo de “Neném” foi removido pelo IML de Castanhal, enquanto Alice Lourenço Padre e Thiago Adriano Santos Pires foram recambiados para Belém onde foram autuados em flagrante pelo delegado Éder Mauro.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bombeiros interrompem buscas a vítimas de trem que descarrilou

25/11/2013 08h05 - Atualizado em 25/11/2013 08h11


Composição atingiu duas casas na área urbana de Rio Preto, SP.
Pelo menos oito pessoas morreram.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba

O Corpo de Bombeiros interrompeu as buscas por possíveis vítimas do trem que descarrilou e atingiu duas casas na área urbana de São José do Rio Preto (SP) na tarde de domingo (24). A composição, formada por nove vagões carregados com quase 1000 toneladas de milho, saiu dos trilhos e atingiu duas casas que ficam ao lado da linha. Pelo menos oito pessoas morreram, entre elas duas crianças, e outras oito ficaram feridas, segundo informações oficiais.
O oitavo morto foi retirado dos escombros no início da madrugada. O corpo era de um homem que estava deitado em um colchão no momento do acidente. Logo depois, as buscas foram interrompidas para que seja feita a retirada da carga de milho que ficou espalhada e dos vagões que ficaram tombados.
Cada vagão transportava cerca de 200 toneladas de milho. Dezenas de máquinas retroescavadeiras trabalham no local para fazer a remoção da carga e da composição.
O trabalho de buscas deve ser retomado por volta das 12h. Os bombeiros não descartam a existência de outras vítimas, já que testemunhas afirmaram que no momento do acidente uma moto passava pelo local.
Segundo o delegado Marcelo Goulart da Silva, alguns moradores afirmaram que o maquinista estaria em alta velocidade. Um engenheiro da ALL, empresa reponsável pelo trem, nega a informação. No local, região de perímetro urbano, a velocidade máxima na linha férrea é de 40 km/h. O maquinista foi levado para a delegacia para prestar depoimento.
Um morador disse que viu o momento em que o trem descarrilou. "Ele começou a fazer barulho como se estivesse andando na pedra. De repente ele 'bambeou' pros dois lados, torceu pra esquerda, vindo muito rápido, 'deitou' e veio arrastando no chão", afirma o vendedor Sérgio Ricardo Ferreira.
Em nota ao G1, a ALL disse que  "a concessionária responsável pela operação no trecho lamenta profundamente a fatalidade ocorrida e se solidariza às famílias e vitimas, a quem dará todo suporte e apoio. Por meio do centro que controla remotamente, via satélite, toda a operação, a empresa confirmou que a composição transitava dentro dos limites de velocidade do trecho. As causas do acidente serão investigadas por meio de sindicância."
A empresa também afirmou que uma análise preliminar indica que o trem trafegava a uma velocidade adequada. A polícia criminal levantou a possibilidade de falha no freio, mas uma sindicância foi aberta para investigar as causas do acidente.
Moradores retiram carro atingido pelo vagão para facilitar acesso dos bombeiros (Foto: Marcos Lavezo/G1)Moradores retiram carro atingido pelo vagão para facilitar acesso dos bombeiros (Foto: Marcos Lavezo/G1)
Trem descarrila em Rio Preto (Foto: Marcos Lavezo/G1)Trem estava carregado com carga de milho (Foto: Marcos Lavezo/G1)
  •  
  •  
Trem descarrila em Rio Preto (Foto: Marcos Lavezo/G1)Causa do descarrilamento é desconhecida (Foto: Marcos Lavezo/G1)