Um caminhoneiro foi preso em flagrante nesta terça-feira (17), em Capanema, por estar portando substância entorpecente. Genildo Gonçalves Dantas Medeiros, de 37 anos, tinha comprimidos de 'Nobési' quem contém anfetamina, uma substância entorpecente que tem sua produção e comercialização proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O flagrante ocorreu no quilômetro 156 da BR-316, quando agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordaram o caminhão M.BENZ/L 1620 para uma fiscalização de rotina. O veículo transportava verduras e seguia de Petrolina-PE para Belém-PA.
De acordo com os policiais, o condutor apresentava comportamento alterado e tinha os olhos avermelhados. Em revista, foi encontrado na cabine do caminhão uma cartela com 15 comprimidos de 'Nobésio Forte', que faz parte do grupo denominado inibidores de apetite do tipo anfetamínico, considerado proibido conforme resolução RCD 52/2011 da Anvisa. Indagado sobre a posse da droga, o condutor informou que teria comprado a cartela no posto fiscal de Timon-MA, de outro caminhoneiro, mas que não teria feito uso nesta viagem devido estar acompanhado de um outro motorista. Ele disse ainda que teria adquirido o medicamento para se precaver caso não tivesse outro motorista para substituí-lo na direção do veículo em outras viagens.
'Quem adquirir, guardar, tiver em depósito, transportar ou trouxer consigo, para consumo pessoal, drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar' - artigo 28 da lei 11.343/06.
Os comprimidos foram apreendidos e o condutor passou a direção do veículo para o 2º motorista. Ele ainda assinou o termo de compromisso e comparecimento quando intimado pela justiça e foi liberado para prosseguir viagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário