sábado, 19 de janeiro de 2013

Irituia - preparativos para o carimbó animam os irituienses

 

Uma festa cheias de tradição e cultura popular

Reportagem / Textos: Adriane Oliveira

 Em Irituia o XII Festival do Carimbó está sendo organizado, e a população aprova as transformações que a Praça Pe. Mário Rodrigues está passando.
  A praça central é o local utilizado para os grandes festivais proporcionados pela prefeitura, e se encontrava abandonada, não oferecia conforto para os que a utilizam, pois os poucos bancos que lá contém estavam depredados e sujos. A praça estava escura e sem depósitos apropriados para o lixo.
  A população reclamava das péssimas condições da Praça, pois é o um dos poucos locais de encontros existentes no município.
  Com a programação oficial do Festival do Carimbó, festa tradicional que atrai centenas de turistas para a cidade, a Praça “tomou um banho” e cerca de 50 operários trabalharam arduamente durante a semana para embelezar mais ainda o Festival.
  Além da belíssima ornamentação da Praça, que falará da cultura do carimbó de raíz Irituiense, a organização do espaço foi modificado, onde a praça de alimentação ficará na lateral esquerda da frente e os quiosques de bebidas na lateral esquerda e direita próximo ao palco. Segundo a organização do evento, todos os barraqueiros foram devidamente cadastrados e serão identificados por uma numeração, inclusive os ambulantes que circularão no meio dos brincantes.
  A programação do evento contará com os grupos culturais de Irituia e da região. Outra tradição da festa é plantação e a derrubada do Mastro de São Benedito, que é uma árvore grande e reta enfeitada com frutas, bebidas, dinheiro e outras coisas pela própria população.
  A plantação do Mastro acontecerá no sábado, 19, às 17 hrs e a derrubada será no domingo, 20, no mesmo horário.
  Seguindo as tradições do festival, temos ainda a bebida típica que á a Gengibirra, uma mistura entre o gengibre e a cachaça. O barracão de palha, feito da árvore Inajazeiro, já está pronto e coberto. O meio da praça ficará todo aberto, apenas para os visitantes do festival.
 O prefeito Anchieta Lima garante que será uma belíssima festa, ele que é fiel a todas as tradições da terra, está ansioso para abertura do evento, e diz que a expectativa é a melhor possível.
 
O festival inicia hoje e vai até o domingo, 20.

Nenhum comentário:

Postar um comentário