sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Selecionados na 2ª chamada do Sisu já podem fazer matrícula

Começa hoje (31) e vai até 4 de fevereiro o prazo para a matrícula dos selecionados na segunda chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para se matricular. O estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. 
Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A participação pode ocorrer apenas na primeira opção de vaga do candidato. A adesão à lista pode ser feita até 7 de fevereiro, no site do Sisu. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.
O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira edição do Sisu de 2014 registrou cerca de 2,5 milhões de inscritos. Foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. O número de vagas é 31% maior do que o registrado na edição do primeiro semestre de 2013. Os cursos mais procurados foram administração, direito, pedagogia e medicina.

Entram em vigor normas para rotulagem de alimentos light



Fabricantes de alimentos estão obrigados desde o dia 1º a cumprir novas regras para embalagens de produtos estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de facilitar a leitura de valores nutricionais pelo consumidor e controlar a quantidade de substâncias presentes no alimento.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União em 12 de novembro de 2012 e deu prazo até 31 de dezembro de 2013 para as empresas realizarem ajustes em seus produtos. Segundo a Anvisa, o regulamento se aplica à Informação Nutricional Complementar, ou seja, dados em embalagens que sugerem propriedades nutricionais, como valor energético, e estabelecem que tal alimento é “light”, “rico em” ou  possui "alto teor de”, por exemplo.
De acordo com a nova regra, alimentos só poderão ser classificados como “light” se algum nutriente dele (como gordura total, gordura saturada ou valor energético) sofrer redução de 25% em sua quantidade em relação ao produto tradicional. No caso da gordura trans, o produto poderá ser oferecido com o rótulo “não contém” quando o máximo de gorduras for de 0,1 g para cada 100 g ou 100 ml.
Sódio e ácidos graxos
Outro exemplo é no caso dos produtos classificados com “baixo teor de sódio”. Para receber essa classificação, os produtos devem possuir no máximo 80 mg de sódio a cada 100 gramas ou 100 ml. Quando o rótulo apresentar “não contém sódio”, a embalagem deve apresentar a quantia máxima de 5 mg do componente a cada 100 g ou 100 ml do produto.
A regulamentação também criou oito novas alegações nutricionais. Desta forma, foram desenvolvidos critérios para alimentos ricos em ácidos graxos como ômega 3, ômega 6 e ômega 9, além dos sem adição de sal. No caso do ácido graxo ômega 3, é necessária a presença mínima de 300 mg deste elemento a cada 100 g ou 100 ml do produto. Para alimentos com ômega 6, a quantidade mínima é de 1,5 g, enquanto que a regra para itens com ômega 9, a quantia mínima é de 2 g.
A resolução da Anvisa exige ainda que informações sobre valores calóricos por porção consumida esteja no rótulo. A justificativa é que muitas embalagens continham apenas o valor energético do total oferecido e não de quantidades pequenas consumidas.

Home Notícias Viciada em drogas é executada dentro de casa em Águas Lindas 31 DE JANEIRO, 2014 - 07H19 - POLÍCIA Viciada em drogas é executada dentro de casa em Águas Lindas

Uma mulher de 34 anos foi morta com vários tiros, ontem à noite, no bairro de Águas Lindas, em Ananindeua. Ivanilde de Jesus Moreira Soares foi atacada dentro da própria casa por dois homens, que ainda não foram identificados. Moradores das proximidades contaram que ouviram sete tiros.
O crime ocorreu por volta das 21 horas na rua Maceió, entre as ruas Maranhão e Manaus. De acordo com a polícia, Ivanilde morava sozinha no imóvel e trabalhava no lixão do Aurá como catadora. Dois homens são acusados do crime, mas ninguém soube dar detalhes sobre eles, como características físicas. De acordo com testemunhas, eles chegaram a pé ao local e saíram correndo pela rua, após os disparos. Um deles estava com uma arma na mão, segundo informações repassadas pelo filho da vítima, que não terá o nome divulgado.
O rapaz contou que mora nas proximidades e foi avisado por um vizinho. "Ele me contou que atiraram sete vezes e eu perguntei quem tinha sido, mas ninguém sabe falar", disse. O cabo Menezes, do motopatrulhamento do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), recebeu a denúncia de que a vítima era usuária de drogas. "Uma das possibilidades é que o crime tenha sito motivado por esse envolvimento dela com as drogas. O que podemos dizer por enquanto é que teve características de acerto de contas", afirmou.
O filho da vítima confirmou a informação. "Ela era viciada. Mas nunca comentou comigo se vinha sendo ameaçada de morte ou algo do tipo. Pelo que eu sei ela não tinha inimigos", comentou. De acordo com ele, foram os vizinhos que contaram que dois homens foram vistos saindo correndo pela rua após os disparos. "Um deles ainda correu com a arma na mão. Mas não tenho ideia de quem sejam esses caras", enfatizou.
Uma equipe da Divisão de Homicídios comandada pelo delegado Lenoir Cunha deu início às investigações. Peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves fizeram os primeiros levantamentos de local de crime e em seguida o corpo foi removido para necropsia.

Óleo de borragem para emagrecer: o que é e como consumir



O óleo de borragem vem sendo usado por muitas mulheres que lutam para perder peso. Vendido em forma de cápsulas, o extrato retirado de uma planta medicinal europeia é rico em antioxidantes e possui propriedades anti-inflamatórias que prometem secar os quilos extras sem precisar de muito esforço.
Segundo o nutricionista Fábio Bicalho, ele é realmente eficiente para reduzir as células de gordura do organismo. Mas, mais do que isso, o óleo ainda ajuda a amenizar os sintomas da gripe e bronquite, além auxiliar no tratamento das infecções urinárias.
Como emagrecer com óleo de borragem?
“Pode ser usado em um plano alimentar completo como adjuvante anti-inflamatório, posto que o sobrepeso por si já é um processo inflamatório”, orienta o especialista, que indica o consumo ideal: uma cápsula de 1 grama, sempre uma hora antes do almoço e do jantar. Mas, para isso, ele lembra que é preciso consultar um nutricionista.
As capsulas são contraindicadas para gestantes, mulheres em fase de amamentação e pessoas com alterações hepáticas. Podem ser encontradas em lojas de produtos naturais, onde também é possível adquirir os cremes à base de borragem, que ajudam a hidratar a pele.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sobe para 33 o número de ônibus incendiados em SP

Mais um ônibus coletivo foi incendiado na noite de ontem (29) na capital paulista. Com isso, segundo contagem da São Paulo Transporte (SPTrans), chega a 33 o número de ônibus incendiados desde o início do ano, o que dá uma média de mais de um coletivo queimado por dia. A Polícia Civil investiga se esses incêndios são ações do crime organizado.
O incêndio de ontem ocorreu por volta das 21h30, na Rua Guabiroba de Minas, Jardim Lageado, zona leste da cidade. Segundo a Polícia Militar, cerca de 15 manifestantes colocaram entulho na via e pararam o coletivo da Viação VIP, que fazia a Linha Metrô Itaquera – Santo Antônio. Os criminosos quebraram vidros, obrigaram os passageiros a descer e atearam fogo no veículo. O Corpo de Bombeiros foi chamado, mas não evitou que o coletivo ficasse completamente destruído. Não houve detidos e ninguém ficou ferido.
Ontem, a Polícia Militar deteve quatro homens e apreendeu quatro menores de idade, suspeitos de atearem fogo num ônibus que passava pela Estrada do M’Boi Mirim, na zona sul, por volta das 12h. O grupo, que protestava pela morte de um homem, interditou a via e gritou palavras de ordem como “justiça”.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, os suspeitos foram encontrados com galão de gasolina, chumaço de estopa, mangueira e isqueiros. Eles foram indiciados pelos crimes de incêndio, associação criminosa e dano ao patrimônio.

Brasil é eleito para presidir Comissão de Construção de Paz

O Brasil foi eleito nessa quarta-feira (29) para presidir a Comissão de Construção da Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2014. A missão é ajudar os países que saíram recentemente de conflitos armados a construir um cenário de estabilidade política e segurança.
Na agenda a ser desenvolvida pelo Brasil estão projetos para países como a Guiné-Bissau, o Burundi, a República da Guiné, Libéria, República Centro-Africana e Serra Leoa.
Criada em 2005, a Comissão de Construção da Paz das Nações Unidas visa a auxiliar as nações com cenários ainda frágeis a consolidar sua capacidade de garantir a própria segurança nacional, bem como o desenvolvimento sustentável, com inclusão social.
Em nota, o governo brasileiro informou que pretende promover, durante o seu mandato, maior participação de países em desenvolvimento e organizações regionais e sub-regionais nas atividades da comissão, bem como manter um "engajamento produtivo" no Conselho de Segurança da ONU.
Segundo a nota, as atividades lideradas pelo Brasil levarão em conta a "interdependência" entre segurança e desenvolvimento.

Remo faz 4 a 0 no Gavião e retoma liderança do Parazão

O Clube do Remo, enfim, fez as pazes com o torcedor. Após perder o clássico diante do Paysandu, no último domingo (26), o Leão recebeu o Gavião Kyikatejê na noite desta quarta-feira (29), no Mangueirão. Em noite que Val Barreto voltou a fazer o Fenômeno Azul sorrir, o Clube de Periçá bateu o adversário pelo placar de 4 a 0, com dois de Valotelli, dando a liderança provisória do campeonato ao time de Charles Guerreiro.
O primeiro gol foi marcado ainda no primeiro tempo. O volante André mandou um foguete do meio da rua, acertando a 'gaveta' do goleiro Douglas. O segundo gol foi marcado por Carlinho Rech, de cabeça, no primeiro minuto do segundo tempo. Depois disso, só deu Val Barreto. Valotelli balançou as redes aos 8 e 18 minutos da etapa final. 
Com a vitória, os remistas pularam para 13 pontos, assumindo a liderança na tabela, ficando no aguardo do jogo entre Independente e Paysandu, nesta quinta-feira (30). Já o Gavião segue sem vencer, dando adeus ao sonho de classificar para a semifinal do primeiro turno do Parazão.
Na última rodada da primeira fase, no final de semana, o Clube do Remo vai à Paragominas, onde enfrenta o PFC na Arena do Município Verde. Já o Gavião vai encarar o Santa Cruz, no Estádio Coutão, em Cuiarana.
JOGO: Clube do Remo 4 x 0 Gavião Kyikatejê - O Clube do Remo, precisando da vitória para dar uma resposta ao torcedor azulino, não começou da forma que a galera queria. O Gavião, mesmo no esquema defensivo, com três zagueiros e apenas um atacante, iniciou dando trabalho para Fabiano, que precisou ficar atento em jogadas pelas pontas, especialmente no chute de Paulinho, ais quatro minutos, que passou raspando a trave.
Depois disso o time de Charles Guerreiro parece ter acordado. O Remo colocou a bola no chão e trabalhou tabelas pelas laterais, envolvendo a defesa e aos poucos tomando conta do meio de campo. Jhonnatan, diferente de jogadas anteriores, se armou mais próximo da área, divindo a criação de jogadas com Eduardo Ramos.
Na marca de 10 minutos, duas chances incríveis, uma para cada, ambas criadas a partir de contra-ataque. Primeiro, aos nove, Carlinho Rech saiu jogando errado e o lado esquerdo do Gavião cresceu no ataque. Edinaldo saiu livre dentro da área e chutou forte, mas Fabiano espalmou e evitou o gol. Na sequência, foi o Remo que imprimiu velocidade rumo ao gol do Kyikatejê. Alex Ruan desceu ao campo ofensivo e rolou bola para a pequena área. Thiago Potiguar chegou batendo de primeira, mas o goleiro Douglas jogou para escanteio, em grande lance desperdiçado.
Aos 20 minutos, mais uma chegada perigosa do Clube do Remo. Thiago Potiguar foi quem iniciou o lance, saindo com a redonda desde o meio de campo e passando para Eduardo Ramos. O Camisa 33 dominou, viu a passagem de Alex Ruan e rolou para o garoto, que cortou para a perna direita e chutou rasteiro, mas o goleiro Douglas caiu e defendeu.
Com um forte poder de ataque, foi um volante que resolveu a vida do Leão no primeiro tempo. Aos 22 minutos, os azulinos tiveram falta para cobrar de muito longe. O camisa 5 andré pediu a preferência e não decepcionou. O volante mandou um verdadeiro foguete, entrando rigorosamente no ângulo no gol do Gavião Kyikatejê, não dando chances a Douglas. 1 a 0.
O volante André, autor do gol, sentiu fortes dores caiu no gramado e foi substituído por Zé Soares, mudando o esquema do Leão para o 4-3-3. Com um homem a menos no meio de campo, o Gavião teve espaço para tramar boa jogada pela esquerda e quase empatar, aos 31 minutos. Bené fez grande lance individual, deixou Dadá no chão dentro da área e passou para Julio Cesar, livre, mas chutou fraco e Fabiano conseguiu alcançar. Quase!
No final, o Clube do Remo ainda deu sufoco na equipe comandada por Victor Jayme. Zé Soares aparaceu bem pelas pontas, mas os atacantes não concluíram da mesma maneira os lances criados pelo camisa 10. O primeiro tempo terminou com vantagem mínima dos azulinos.
Na volta do intervalo, Charles Guerreiro promoveu a entarada do atacante Val Barreto no lugar do camisa 9 Leandrão. O Valotelli quase marca logo no primeiro toque na bola, mas foi Carlinho Rech que fez a festa da torcida, após cruzamento de Eduardo Ramos que foi desviado de cabeça pelo zagueiro. Val ainda se esticou e quis deixar a sua marca, mas nem precisou, a bola entrou. 2 a 0.
Se Val Barreto não conseguiu acertar no primeiro lance, no segundo o atacante não perdoou. Aos oito minutos, em rápido contra-ataque pelo lado direito ofensivo, a bola foi cruzada com categoria para dentro da área, na medida para 'Valotelli' ser cantado em proza e verso pelo torcedor no Mangueirão. 3 a 0.
O Gavião Kyikatejê nitidamente sentiu os gols tomados e foi vulnerável ao ataque remista. Eduardo Ramos cresceu no jogo e passou a distribuir a bola com mais facilidade. Em um dos lances que surgiu do 33, Alex Ruan e Val Barreto tiveram chances claras para aumentar a contagem, mas o goleiro Yamada e a zaga afastaram o perigo.
O Clube do Remo não quis apenas ficar administrando a vantagem e tratou de manter a pressão em cima dos visitantes. Val Barreto, inspirado, mostrou que a briga pela titularidade será ainda mais acirrada nas próximas rodadas. Aos 18 minutos do segundo tempo, Eduardo Ramos cruzou a bola para a área em, cobrança de falta, Val desviou e viu a redonda morrer no fundo da rede. 4 a 0.
Após marcar o quarto gol, o Clube do Remo tirou o pé do acelerador. Eduardo Ramos, pendurado, inclusive tomou o terceiro cartão amarelo, para ficar 'limpo' nas disputas de semifinal. O Gavião, entretanto, não desistiu e tentava a todo custo o gol de honra. Aos 30 minutos, Gleissinho recebeu em boa condição no lado direito e arriscou chute, raspando a trave de Fabiano.
No final, os azulinos apenas trocaram passes, não dando o contra-ataque para o Gavião. Vitória remista no Mangueirão, 4 a 0.
Clube do Remo: Fabiano; Levy, Carlinho Rech, Max e Alex Ruan; André (Zé Soares), Dadá, Jhonnatan e Eduardo Ramos (Athos); Thiago Potiguar e Leandrão (Val Barreto)
Gavião Kyikatejê: Douglas; Roberto, Adriano e Alexandre Recife; Gleissinho, Diego Maciel, Julio Cesar, Bené (Balão Marabá), Paulinho (Peri) e Ednaldo; Gaguinho

Justin Bieber é preso no Canadá por agressão

A polícia de Toronto prendeu nesta quarta-feira, 29, o cantor canadense Justin Bieber, acusado de ter agredido o motorista de sua limusine no dia 30 de dezembro.
Bieber, que se apresentou de forma voluntária à polícia, foi liberado após permanecer durante quase duas horas em uma delegacia e terá que se apresentar ao tribunal no dia 10 de março.
A polícia de Toronto explicou em comunicado que o incidente ocorreu na madrugada do dia 30 de dezembro, quando o motorista da limusine de Bieber buscou um grupo de seis pessoas, entre elas o cantor, em uma casa noturna do centro da cidade. Depois de pegar o grupo e levar para um hotel, começou uma briga entre um passageiro e o motorista. No embate, o homem feriu o motorista na cabeça e deixou o local antes da chegada da polícia. 
O procurador de Bieber, Howard Weitzman, emitiu uma declaração após a prisão afirmando que o cantor éinocente e que a acusação é uma ofensa insignificante.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Listão da UEPA será divulgado na próxima sexta-feira

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga na próxima sexta-feira (31) o listão dos aprovados nos Processos Seletivos 2014 – Prise e Prosel. A relação com o nome dos estudantes será entregue às rádios e divulgada no site da Uepa após entrevista coletiva marcada para as 9 horas. Ao todo, 13.042 candidatos participaram da disputa pelas 3.106 vagas ofertadas em 24 cursos, nas áreas de ciências sociais e educação, ciências naturais e tecnologias e ciências biológicas e da saúde nos campi de Belém e do interior.
Este ano, os candidatos tiveram a possibilidade de conferir as notas da redação, para interpor recursos, caso não concordassem com a avaliação. Para a pró-reitora de Graduação da Uepa, Ana da Conceição Oliveira, os processos seletivos ocorreram dentro da normalidade. “A comunidade confia na universidade, porque foram poucos os recursos impetrados no processo. Por termos uma equipe séria de corretores, passamos credibilidade à sociedade”, ressalta.
Os processos seletivos da Uepa estão entre os mais concorridos da região Norte do país. Após o ponto de corte da terceira fase, a concorrência ficou a seguinte: no Prosel, o curso de medicina em Marabá foi o mais concorrido, com 53 candidatos na disputa por dez vagas. Em Belém, a licenciatura plena em educação física (primeiro semestre matutino) foi um dos mais concorridos, com 5,62 candidatos por vaga, seguidos pela licenciatura em pedagogia (primeiro semestre noturno), com 5,55, e engenharia florestal, com 5,53 candidatos por vaga.
Pela terceira etapa do Prise, a maior concorrência foi no curso de enfermagem (primeiro semestre vespertino), em Belém, com 16,5 candidatos por vaga, seguido por engenharia de produção, também na capital, com 12,2, e o novo curso da Uepa em Belém, licenciatura plena em história, com 11,8 candidatos por vaga.
Processos Seletivos 2014 da Uepa em números:
Vagas ofertadas: 3.106 (1.553 para o Prise e 1.553 para o Prosel)
Cursos de graduação: 24
Novidade: licenciatura plena em história
Inscritos: 96.982 candidatos
Isenções ofertadas: 14.179
Cursos mais concorridos (concorrência candidato x vaga):
Prosel terceira etapa:
Medicina (Marabá): 53 candidatos, 10 vagas, 5,3 candidatos por vaga.
Medicina (Belém): 261 candidatos, 50 vagas, 5,22 candidatos por vaga.
Licenciatura em educação física – primeiro semestre matutino (Belém): 73 candidatos, 13 vagas, 5,62 candidatos por vaga.
Licenciatura em pedagogia (primeiro semestre noturno): 111 candidatos, 20 vagas, 5,55 candidatos por vaga.
Engenharia florestal: 83 candidatos, 15 vagas, 5,53 candidatos por vaga.
Prise terceira etapa:
Enfermagem (Belém): 198 candidatos, 12 vagas, 16,5 candidatos por vaga
Engenharia de produção matutino (Belém): 244 candidatos, 20 vagas, 12,2 candidatos por vaga
Licenciatura em história (Belém): 236 candidatos, 20 vagas, 11,8 candidatos por vaga
Cursos mais procurados (maior número de inscritos):
Prosel:
Medicina (Belém): 4.071 candidatos para 50 vagas
Fisioterapia (Belém): 1.889 candidatos para 20 vagas
Engenharia de produção (Belém): 1.276 candidatos para 20 vagas
Prise:
Medicina (Belém): 376 candidatos para 50 vagas
Engenharia de produção (Belém): 244 inscritos para 20 vagas
Licenciatura em história (Belém): 236 candidatos para 20 vagas

Taxa mundial de analfabetismo cai 1% em 11 anos, diz Unesco

Entre 2000 e 2011, a taxa de analfabetismo mundial entre adultos caiu 1%. O número de adultos analfabetos em 2011 era 774 milhões e a projeção é que até 2015 esse número caia para 743 milhões. Os dados são do 11° Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado hoje (29) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Segundo o documento, dez países respondem por 72% da população mundial de analfabetos, entre eles o Brasil, a Índia, China e Etiópia. Dados de 2011 mostram que no ranking dos dez países com o maior número de adultos analfabetos, o Brasil ocupa a oitava posição.
A taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais no Brasil é 8,6%, totalizando 12,9 milhões de brasileiros, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) 2011. Para cumprir o compromisso assumido no Acordo de Dacar (Senegal), o Brasil deve chegar a 2015 com taxa de analfabetismo de 6,7%.
O compromisso Educação para Todos traz seis metas que integram o  Acordo de Dacar, assinado em 2000. Até 2015, os países devem expandir cuidados na primeira infância e educação, universalizar o ensino primário, promover as competências de aprendizagem e de vida para jovens e adultos, reduzir o analfabetismo em 50%, alcançar a paridade e igualdade de gênero e melhorar a qualidade da educação.

Brasil cai no ranking de investimento estrangeiro direto

O fluxo de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil recuou 3,9% em 2013, na comparação com o ano passado, mas se manteve em nível elevado: US$ 63 bilhões, revelou pesquisa divulgada nesta terça-feira pela agência da ONU para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad). Com a queda, o Brasil caiu da quinta para a sétima colocação no ranking do organismo. Mesmo assim, o país se manteve como o principal destino de investimentos da América do Sul, respondendo por 47% do IED para o continente.
As Ilhas Virgens Britânicas receberam mais investimentos do que Índia e Brasil juntos, revelou a pesquisa. O arquipélago caribenho, um paraíso fiscal baseado no turismo, recebeu US$ 92 bilhões em 2013, segundo a Unctad, o quarto maior volume.
A maior economia do mundo, os Estados Unidos, atraiu US$ 159 bilhões. A China, segunda maior economia, recebeu US$ 127 bilhões. Com uma alta de 83% no IED, para US$ 94 bilhões, a Rússia saltou da nona para a terceira posição, pela primeira vez na História. Segundo a Unctad, o avanço foi puxado pela aquisição da petroleira BP de 18,5% da Rosneft. Índia recebeu US$ 28 bilhões em IED em 2013, segundo o relatório.
O estudo da Unctad destaca que o IED subiu 11% no ano em todo o mundo e somou US$ 1,46 trilhão. Do total, 52% foram para os emergentes.
Fim do ‘boom’ das commodities
Segundo o organismo, o declínio do volume destinado ao Brasil “deve ser visto no contexto de um forte crescimento nos anos anteriores que elevaram o IED no Brasil para altas históricas”. A queda do fluxo de investimentos puxou o recuo do IED para o Mercosul, afirma a Unctad, que recuou 2,3% em 2013, na comparação com 2012. No bloco sul-americano, Argentina (-13%) e Paraguai (-32%), que têm peso menor para o resultado do grupo, também recuaram.
Com o declínio do interesse de investidores pelas principais economias da região, o fluxo de IED para a América do Sul registrou queda de 7%. Com isso, o continente deixou de ser a principal atração da América Latina, como vinha ocorrendo nos anos anteriores. No entanto, as altas observadas na América Central (93%) e no Caribe (38%), fizeram com que o IED para a região crescesse 18%.
"A queda do fluxo de IED para a América do Sul veio após três anos de forte crescimento impulsionado pela força dos preços de commodities que abasteceram os lucros crescentes de investimentos, assim como ganhos da indústria de mineração. Preços em queda de commodities parecem ter parado o boom de IED nesta indústria", destaca o relatório.
Os analistas de mercado brasileiros reduziram as previsões para IED no Brasil em 2014 na última pesquisa Focus, feita semanalmente pelo Banco Central, de US$ 60 bilhões para US$ 57,7 bilhões. Para 2015, a previsão segue sendo de US$ 60 bilhões. O corte acontece em meio à crise de credibilidade que o Brasil vem sofrendo no mercado internacional e aos temores de que o país possa perder o grau de investimento de agências internacionais de classificação de risco.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Quatro morrem após caminhão derrubar passarela no Rio

Um caminhão basculante derrubou uma passarela na Linha Amarela, altura de Pilares, na manhã desta terça-feira. Segundo a concessionária Lamsa, responsável pela via expressa, o acidente deixou quatro mortos e quatro feridos. Ao menos três carros, incluindo um táxi placa KPP 5943, e uma moto foram esmagados na queda da estrutura. Bombeiros trabalham no resgate das vítimas e na retirada da passarela. Os feridos foram levados para o Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, e para o Hospital Federal de Bonsucesso, na Zona Norte da cidade. A concessionária Lamsa informou ainda que os dois sentidos da via expressa estão interditados.
Por conta do acidente, um carro chegou a cair em um valão próximo à passarela. Ao menos uma pessoa foi retirada do veículo. Segundo testemunhas, a caçamba do caminhão, que seria da empresa Arco da Aliança, estava levantada antes de colidir na estrutura, que fica entre as saídas 4 e 5. A empresa não quis se pronunciar, mas informou que enviou um advogado e outro representante para o local.
O acidente ocorreu por volta das 9h15m. Com a Linha Amarela fechada nos dois sentidos, há um grande engarrafamentos nos dois sentidos da via expressa. As saídas estão liberadas, mas todos os acessos estão fechados. Os motoristas que estão no trecho antes do acidente, entre Pilares e a Avenida Ayrton Senna (sentido Barra) e entre Pilares e a Avenida Brasil, não conseguem sair da via. Todas as ruas que dão acesso à Linha Amarela estão engarrafadas nas proximidades dos acessos. Há lentidão também na Avenida Brasil, de Manguinhos, altura da alça para a Linha Amarela.
Os motoristas que seguem do Centro para a Zona Oeste e da Zona Oeste para o Centro devem optar pela Estrada Grajaú-Jacarepaguá, pelo Alto da Boa Vista ou pela Autoestrada Lagoa-Barra, seguindo então pela Zona Su

Eric Lawson, cowboy da Marlboro, morre de doença pulmonar

Foto: NBC News

Eric Lawson, um dos vários atores que interpretaram o cowboy da Marlboro em uma longa série de comerciais de cigarro da Philip Morris e depois apareceu em uma campanha contra o tabaco para a Sociedade Americana de Câncer, morreu vítima de uma doença pulmonar
Ele morreu aos 72 anos em sua casa na cidade de San Luis Obispo, na região central da Califórnia, devido à insuficiência respiratória causada por uma doença pulmonar obstrutiva que as autoridades de saúde dos EUA atribuem ao tabagismo.
A morte de Lawson foi informada por sua família em uma nota de falecimento publicada no domingo no jornal Los Angeles Times. A data da morte não foi especificada.
Com seu rosto largo, Lawson interpretou dezenas de pequenos papeis em programas de TV e filmes relativamente obscuros durante três décadas, desde o início dos anos 1970. Mas sua carreira foi interrompida em um acidente durante as filmagens do filme "The Shooter" (1991), de acordo com seu obituário.
Lawson foi talvez melhor conhecido pelas aparições no final dos anos 1970 e início dos 1980 como o vigoroso cowboy das propagandas impressas da marca de cigarros Marlboro, uma das campanha publicitárias mais bem-sucedidas da história.
A campanha do "Marlboro Man" foi lançada no início dos anos 1950 como uma maneira de atribuir uma imagem masculina aos então inovadores cigarros com filtro da Marlboro, originalmente considerada uma marca para mulheres.
A campanha foi considerada estratégica para estabelecer a Marlboro como líder no mercado de cigarros nos Estados Unidos e no mundo, disse Tom Glynn, diretor de ciência e tendências do câncer da Sociedade Americana do Câncer.
Anos depois, no entanto, Lawson se tornou um porta-voz em campanhas sobre os perigos do cigarro, aparecendo uma mensagem de utilidade pública produzida na Sociedade Americana do Câncer, em que parodiava o personagem da Marlboro. 

Portugal contradiz versão oficial sobre visita de Dilma

Tratada como segredo de Estado pelo Palácio do Planalto, a passagem da presidente Dilma Rousseff por Portugal já estava confirmada e foi comunicada ao governo local na quinta-feira, o que contradiz o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, segundo quem a decisão de parar em Lisboa só foi tomada "no dia da partida" da Suíça, no sábado passado.
Dilma ficou na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial, de quinta-feira a sábado. Seu destino seguinte, segundo a agenda oficial, seria Cuba, onde está nesta terça-feira. A presidente e sua comitiva, porém, desembarcaram em Lisboa, onde passaram o sábado e a manhã de domingo. Jantaram em um dos restaurantes mais badalados da cidade e se hospedaram nos hotéis Ritz e Tivoli - 45 quartos foram usados. Nada foi divulgado à imprensa.
Após o Estado revelar o paradeiro de Dilma no sábado, o Palácio do Planalto afirmou que se tratava de uma "parada técnica" não prevista. A versão foi dada primeiro pela ministra Helena Chagas (Comunicação Social), no fim de semana, e reiterada nesta segunda-feira por Figueiredo, em Havana.
Pela versão oficial, o plano era sair da Suíça no sábado, parar nos Estados Unidos para abastecer as duas aeronaves oficiais e chegar a Cuba no domingo. Mas o mau tempo teria obrigado a comitiva a mudar de planos na véspera e desembarcar em Lisboa.
Desde quinta, porém, o diretor do cerimonial do governo de Portugal, embaixador Almeida Lima, estava escalado para recepcionar Dilma e sua comitiva no fim de semana. Joachim Koerper, chef do restaurante Eleven, onde Dilma jantou em Lisboa com ministros e assessores, recebeu pedidos de reserva na quinta-feira.
O chef postou em uma rede social uma foto ao lado de Dilma no restaurante - um dos poucos de Lisboa a ter uma estrela no Guia Michelin, um das mais tradicionais publicações sobre viagens do mundo.
Mal-estar
A divulgação da parada em Lisboa aborreceu Dilma e criou mal-estar quando ela desembarcou em Havana.
Nesta segunda, o ministro das Relações Exteriores foi destacado para falar à imprensa sobre o assunto. Primeiramente, repetiu a versão oficial: "Havia duas possibilidades: ou o nordeste dos Estados Unidos, ou parando em Lisboa, onde era o ponto mais a oeste do continente. Viu-se que havia previsão de mau tempo com marolas polares no nordeste dos Estados Unidos. Então houve uma decisão da Aeronáutica de que o voo mais seguro seria com escala em Lisboa".
Depois disse que cada um dos integrantes da comitiva presidencial que jantaram no Eleven pagou sua própria despesa. "Cada um pagou o seu e a presidenta, o dela, como ocorre em todas as viagens. Foi com cartão pessoal."
A Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto se limitou a informar que, "por questões de segurança", "não tece comentários sobre detalhamentos das equipes, cabendo apenas ressaltar que elas são compostas a partir de critérios técnicos e adequadas às necessidades específicas previstas para cada viagem".
A ida de Dilma a Lisboa só passou a constar da agenda oficial da presidente às 13h50 de domingo, horário de Brasília, quase 24 horas depois de a presidente chegar à capital portuguesa. Naquela hora a presidente já tinha decolado em direção a Havana.

Brasil falha na fiscalização de 17 mil km de fronteira

São quase 17 mil km de fronteira entre o Brasil e outros dez países na América do Sul. É por aí que costumam entrar ilegalmente no país armas e drogas, além de contrabando. A preocupação com a falta de segurança das fronteiras brasileiras levou o governo Dilma a se movimentar. Desde 2011, quando foi lançado o Plano Estratégico de Fronteiras - que tem por objetivo integrar as ações dos órgãos de Segurança federais, estaduais, municipais e também dos países vizinhos -, cresceu o orçamento destinado a ações na área. A atuação da Polícia Federal e, em menor grau, das Forças Armadas permite que parte do tráfico e do contrabando seja apreendida. Ainda assim, não consegue barrar tudo.
Foto: O GloboFoto: O Globo

- O tráfico de drogas passa pela fronteira, mas ele não fica na fronteira, é óbvio. Ela tem por destino o mercado consumidor. Então, você tem que fazer o trabalho de inteligência para saber quem está comprando essa droga nos estados consumidores nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste, e quem está transportando essa droga. Você tem de ter trabalho de inteligência. Não tem como fiscalizar 16 mil quilômetros de fronteira - disse Oslain Santana, diretor de Combate ao Crime Organizado da PF.
Santana acrescentou:

- Não adianta só policiar a região de fronteira. Aqui não tem mercado consumidor. A droga vai entrar por Amazonas, Mato Grosso, e tem destino final onde? Onde se consome: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina. Simplesmente fazer um patrulhamento ostensivo não vai resolver o problema.

O chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, afirmou que os militares podem até colaborar no combate ao tráfico e ao contrabando, mas que essa não é a prioridade deles. O general até acha que no Exército há número suficiente de militares para essa ação. Na Força, há cerca de 296 mil homens. Atualmente, o governo está em procedimento de licitação do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras Terrestres (Sisfron).

- Ele (o Sisfron) está exatamente voltado, a princípio, para a defesa da pátria, ou seja, segurança das nossas fronteiras. Poderá, num objetivo secundário, em apoio à Polícia Federal, lógico (fiscalizar o que entra pelas fronteiras). Mas o grande objetivo é um guarda-chuva das nossas fronteiras - explicou o general.

Entre os governos estaduais, principalmente o de São Paulo, administrado pelo tucano Geraldo Alckmin, aparecem acusações de que o governo federal é omisso no controle das fronteiras. O professor Alcides Vaz, do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB), diz que as reclamações têm razão de ser, uma vez que há dificuldades no controle das fronteiras. Mas destaca que, nos últimos anos, houve uma melhora progressiva da presença das forças de segurança brasileiras na região.

Como exemplos, ele cita o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), ainda nos anos 1990, o reposicionamento das Forças Armadas, que estavam concentradas no Sul, e o programa Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), lançado em 2011.

- Ainda temos um largo chão para percorrer, principalmente devido às dificuldades estruturais. São 16 mil km de fronteira, diversas cidades gêmeas, muita porosidade, a ação dos ilícitos, a informalidade, as próprias dificuldades dos estados fronteiriços. Nesse caso, eu acho que há muito mais protagonismo do governo federal que dos estados e municípios - avaliou Vaz.

O governo federal tenta envolver os 11 estados fronteiriços nessas ações. Em 2011, por meio do Enafron, foi feito um pacto com todos eles. Segundo o ministério, entre 2011 e 2013, os investimentos feitos via Enafron totalizaram R$ 327,77 milhões. Para 2014, o orçamento é de R$ 86,02 milhões. O ministério diz que o volume de recursos do Enafron é bem superior ao que foi gasto em 2009 e 2010 com ações de segurança nas fronteiras. Nesses dois anos, os gastos somaram R$ 21,5 milhões.

O Plano Estratégico de Fronteiras inclui as operações Sentinela, liderada pela PF, e Ágata, coordenada pelo Ministério da Defesa. Na faixa de fronteira, as Forças Armadas têm poder de polícia. Para a operação, a PF conta com dois veículos aéreos não tripulados (Vants), que atuam, principalmente, na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai. O efetivo total da PF em todo o Brasil é de 13 mil homens. Nem todos estão na fronteira, mas os novatos são mandados inicialmente para um dos 11 estados fronteiriços.

Segundo a PF, na faixa de fronteira foram apreendidas 169 toneladas de drogas e 12.472 armas entre janeiro de 2012 e outubro de 2013. Esses números incluem também as apreensões feitas pela PM e pela Polícia Civil dos 11 estados da fronteira. Já o número de pessoas presas tentando entrar no Brasil pela fronteira com armas e drogas chegou a 29.923 entre junho de 2011 e dezembro de 2013.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Câmara de Castanhal concede título de Cidadão ao deputado Wladimir Costa

Em concorrida sessão solene, na noite da última sexta-feira, 24 de janeiro, alusiva à programação do aniversário do município de Castanhal, que completará 82 anos no dia 28 de janeiro deste ano, a Câmara Municipal da cidade concedeu títulos honoríficos à diversas personalidades representativas de todos os principais segmentos da sociedade castanhalense, que contribuíram para o desenvolvimento do município.

Entre os agraciados estavam o deputado federal Wladimir Costa, presidente estadual e vice-presidente nacional do partido Solidariedade.

No seu discurso Nivam Noronha destacou as inúmeras ações parlamentares de Wladimir Costa em benefício do município de Castanhal, afirmando que todas as  administrações municipais de Castanhal “têm o dedo do deputado Wlad”, através do envio de muitos recursos para ajudar os prefeitos na execução de grandes projetos.

WLAD ANUNCIA R$ 700 MIL E MAIS CINCO AMBULÂNCIAS PARA CASTANHAL

Durante seu discurso na tribuna da Câmara, o deputado Wladimir Costa agradeceu aos vereadores que aprovaram a homenagem ao seu nome, especialmente ao autor da proposta, o vereador Nivam Noronha ao qual classificou como ‘nobreza política de Castanhal’, e arrancou aplausos da plateia quando a mencionou como a presença mais importante nas homenagens que todos recebiam na ocasião.

Outro grande momento do discurso do deputado Wladmir Costa ocorreu quando ele anunciou a liberação de R$ 700 mil para a prefeitura de Castanhal realizar obras de melhorias no estádio municipal da cidade, cujo dinheiro já está na conta da Prefeitura; assim como o envio de cinco ambulâncias novas para o município nos próximos dias.

Wladimir Costa agradeceu ainda os 14 mil votos que obteve em Castanhal na sua última eleição, fator que ele considerou simbolicamente como um primeiro título de Cidadão de Castanhal, este outorgado pelo próprio povo castanhalense que, dessa forma, passara ao deputado a procuração para ser por ele representado no Congresso Nacional.   

WLADIMIR COSTA, “O DEPUTADO DA AMBULÂNCIA”

Em entrevista à imprensa, o deputado Wladimir Costa disse que serão 140 ambulâncias novas que ele irá distribuir até o final deste ano entre diversos municípios de todas as regiões do Pará, frutos de emendas da sua iniciativa junto ao governo federal. Mas avisou que só serão contemplados os municípios “do coração do Wlad”, ou seja, “primeiro os meus filhos, depois os filhos alheios”, brincou o deputado.

Além de Castanhal, Wladimir Costa lembrou de alguns  dos demais municípios que receberão ambulâncias das suas emendas, como Capanema que receberá quatro veículos; Bragança, três; Augusto Correa, três; São João de Pirabas, Nova Timboteua, Quatipuru, Santarém Novo, Santarém, Itupiranga, Marituba, Ananindeua e outros. “É muita ambulância pra pouco deputado. Eu vou arrochar. Vou ser o deputado da ambulância, agora!”, definiu o parlamentar.