sexta-feira, 30 de maio de 2014

Copa do Mundo aquece a venda de televisores

Copa do Mundo aquece a venda de televisores (Foto: Alzyr Quaresma)
(Foto: Alzyr Quaresma)
“Em 1970, quando o Pelé era o gênio do futebol, era tudo no ouvidinho, no rádio, agora vou ver os jogos nessa TV de tecnologia de ponta... Tem coisa melhor que isso?”. Sem conseguir desprender o olhar das imagens coloridas que não paravam de se repetir na tela da TV de LED, o taxista Bill Monteiro comemorava a conquista adquirida com um destino certo. Às proximidades do início da Copado Mundo 2014, não faltam interessados em comprar televisores mais modernos especialmente para assistir aos jogos. 
Com a expectativa de não perder nenhum dos jogos da seleção brasileira, Bill não nega que foi preciso um esforço para comprar a televisão nova que substituirá a analógica instalada em sua casa. Certo do que pretende ver na nova tela, ele espera que o empenho seja recompensado. “Eu não perco um jogo da Copa. Do dia 12 de junho até 13 de julho eu já avisei que não vou nem pra igreja. Não vou perder nenhum jogo mesmo”, confessa, sem esconder a ansiedade pelo início do campeonato. “Eu tô aqui justamente comprando uma TV porque eu quero tecnologia de ponta. O que eu espero ver nessa tela é o capitão da seleção brasileira levantar a taça”. 
Escolhido melhor modelo e o preço mais acessível, o mecânico Walcir Pádua fez questão de já sair da loja com a televisão nova nos braços. Devidamente vestido com a camisa da seleção brasileira, ele também não escondia os motivos que levaram à compra. “Essa TV já ta prontinha pra ir pro interior, pra Marapanim. Vai pra lá só ficar esperando os jogos do Brasil”, comemorava. “A gente faz um esforço pra comprar uma mais moderna pra poder ver o Brasil ser campeão. O Brasil vai ganhar todos os jogos por 2 a 0 até a final”. 
Ainda que a compra da TV tenha sido adiantada, o ceramista José Pereira não deixou de imaginar os lances dos jogos do Brasil na televisão de 84 polegadas exposta em uma loja de departamentos de Belém. “Eu comprei a minha no mês passado. A minha antiga queimou e não dava pra passar a Copa sem televisão, aproveitei”, adiantou, sem desviar o olhar da tela. Encantamento compartilhado pelo filho, José Júnior, de quatro anos. “Imagina como não deve ser assistir o jogo numa televisão desse tamanho. Ainda mais se o Brasil for campeão”. 
Mesmo que algumas televisões já comecem a ser vendidas com a proximidade dos jogos, para o vice-presidente do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), Joy Colares, a procura por televisores devem se intensificar no mês de junho. “Na última Copa do mundo houve uma mudança de tecnologia. Antes as TVs eram de ‘tubo’ e as pessoas foram em busca da nova tecnologia da TV digital”, lembra. “O avanço da tecnologia nas TVs não foi tão grande nesses quatro anos. Mas tem outro fator que pode facilitar as compras, o barateamento dos preços”.
Com a previsão de que, nesta edição, a Copa do Mundo provoque um aumento de 20% a 30% nas compras de televisores em relação à última Copa, Joy acredita que os preços serão os maiores atrativos. “Hoje você compra uma TV de 50 polegadas pelo preço que custava uma de 32 polegadas na Copa passada”, estima. “As vendas devem aumentar com o início dos jogos. As lojas estão com estoque para atender à demanda”.
(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário