quarta-feira, 14 de maio de 2014

Paragominas na Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

download
 O 18 de maio é o Dia Nacional Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Por isso, de 12 a 23 desse mês, as entidades que compõem a Rede de Garantia de Direitos de meninos e meninas se mobilizarão contra violência sexual em Paragominas.
A mobilização será realizada nas escolas com a finalidade de orientar crianças e adolescentes a como se proteger da violência sexual. Ao mesmo tempo, haverá a sensibilização da população sobre a defesa dos direitos de meninos e meninas e a importância da participação da sociedade em denunciar esses casos de violações de direitos.
Dentro da programação, no dia 20, será realizada uma caminhada com início na Praça Célio Miranda e termino no Centro de Convivência Socorro Gabriel, onde haverá apresentações artísticas de meninos e meninas que participam das atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV. Além disso, ao longo da caminhada haverá um grande abraço no Fórum de Justiça do Estado do Pará.
Toda mobilização será desenvolvida pelas entidades governamentais e não governamentais que formam a Rede de Garantia de Direitos, que são: Prefeitura Municipal; Secretaria Municipal de Assistência Social; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Saúde; Ministério Público; Fórum de Justiça; Defensoria Pública; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente; Propaz Integrado; Polícia Civil; Polícia Militar; Centro de Referência Especializado de Assistência Social; e Conselho Tutelar.
Por que o dia 18 de maio?
O dia 18 de maio é uma das datas mais marcantes para entidades e movimentos que atuam em prol dos direitos humanos de crianças e adolescentes. Neste dia, em 1973, um crime bárbaro chocou o país, o caso Araceli. A menina, de oito anos, foi sequestrada, espancada, abusada sexualmente e assassinada. Até hoje, os agressores de Araceli não foram sequer presos.
A impunidade e a crueldade do crime geraram uma forte mobilização de organizações pró infância, que conquistaram a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o 18 de Maio com o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Esse é o momento da sociedade se unir em combate a violência sexual contra meninos e meninas.
Programação da mobilização:
12/05
Local: Escola Municipal Arnaldo Manuel Fernandes
Horário: 8h 20
13/05
Local: Escola Municipal Maria Silva Nunes
Hora: 14h 15
14/05
Local: Escola Geraldo Pedro Sarmento
Hora: 8h
15/05
Local: Escola Reginaldo Souza Lima
Hora: 8h
16/05
Local: Centro de Atividades Socioeducativas para Crianças e Adolescentes – CASECA
Hora: 8h 30
Local: Centro de Atividades Socioeducativas para Crianças e Adolescentes – CASECA
Hora: 14h 30
20/05
Caminhada em alusão a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual
Local: Concentração na Praça Célio Miranda e termino no Centro de Convivência Socorro Gabriel
Hora: 8h
Obs.: De 19 a 23 de maio será realizada a mobilização nas escolas do bairro Nagibão.
Com Informações de:
Lucas Eugênio – Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Assistência Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário