sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Intensificação da campanha antirrábica termina nesta sexta

Os proprietários que não vacinaram cães e gatos contra raiva, na última campanha de imunização realizada em 2013, têm mais uma chance de proteger seus animais. Isso porque a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) realizará até esta sexta-feira, 7, a campanha de intensificação da vacinação, indo de casa em casa, nos bairros da Sacramenta, Pedreira, e Barreiro.
Com uma meta estimada de 200 mil animais a serem vacinados, a campanha de vacinação realizada em novembro do ano passado, alcançou uma cobertura de aproximadamente 70%. Para garantir que, pelo menos, 90% da população de cães e gatos sejam imunizados, como prevê o Ministério da Saúde, o Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) têm realizado ações de intensificação, desde dezembro.
“Realizamos a intensificação nos bairros dos oito distritos que compõem o município de Belém, com técnicos vacinando os animais de casa em casa. É uma ação trabalhosa, mas que tem o objetivo de proteger a população, já que em uma série histórica, a média de animais imunizados em Belém era de apenas 70%, abaixo do que preconiza o Ministério da Saúde”, explicou a diretora do Devs, Orliuda Bezerra.
Nesta segunda campanha de intensificação, iniciada na segunda-feira,3, as equipes de imunização já passaram pelos distritos do Entroncamento (Daent), Benguí (Daben), Guamá (Dagua) e de Belém (Dabel), onde o número de animais vacinados estava abaixo do esperado. “A raiva é uma doença letal, que é transmitida a humanos quando um cão ou gato infectado morde, arranha ou lambe a pele lesada. E, a única maneira eficiente de se prevenir é vacinando os animais”, ressaltou o veterinário do CCZ, Roberto Brito.
O último balanço parcial da campanha, feito com os animais vacinados nos distritos do Entroncamento e Benguí, apontou que pouco mais de 83% da população havia sido imunizada. Nesta sexta-feira,7, Sacramenta, Pedreira e Barreiro serão os últimos bairros a receberem a campanha. Em cada área, quatro equipes de técnicos irão de casa em casa, imunizar os bichinhos, das 8h às 13h.
Após a conclusão da campanha, os proprietários que não tiverem vacinado cães e gatos – seja porque o animal ainda não tinha a idade mínima de três meses ou devido a alguma patologia – poderão fazer a imunização somente no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na avenida Augusto Montenegro, km 11. O horário de atendimento é de 8h às 17h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário