quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Mais de dois terços das famílias nortistas estão endividadas

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgados ontem pela Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), revelaram que pelo menos 68,5% das famílias nortistas estavam endividadas em 2013. Esse foi o maior percentual dos últimos quatro anos, na região, superando a média nacional (62,5%), ano passado.
Segundo a pesquisa, as principais dívidas das famílias brasileiras são relacionadas a cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. Em relação a essas contas, 25,9% das famílias nortistas disseram estar com parcelas em atraso, em 2013, e 3,4% responderam não ter condições de pagar o que devem.
O percentual de agrupamentos familiares com contas atrasadas caiu, entre 2010 e 2013, na região Norte, mas foi registrado como o mais expressivo do País, entre janeiro e dezembro do ano passado. Junto com a proporção de famílias com dívidas atrasadas do Nordeste (23,4%), o Norte (25,4%) superou a média nacional (21,2%) e os resultados das demais regiões. Sudeste (18,8%), Centro-Oeste (18,9%) e Sul (21,9%) apresentaram percentuais mais tímidos nesse quesito.
No entanto, o total de famílias nortistas sem condições de pagar as contas em atraso diminuiu de 8,9% para 3,4%, no período de 2010 a 2013. A região fechou o ano com o menor percentual do País (média nacional - 6,9%), atrás do Centro-Oeste (5,5%), do Sudeste (7,2%), do Nordeste (7,4%) e do Sul (8,8%).
De acordo com a CNC, as famílias nortistas estão otimistas em relação à sua capacidade de pagamento, apesar das informações apresentadas. Os dados regionais da oferta de crédito do Banco Central também mostram nessa região (Norte) a maior taxa de inadimplência, juntamente com o Nordeste, em relação às demais regiões (5,5% do saldo com atraso superior a 90 dias). No entanto, na região Norte, destaca-se uma desaceleração do ritmo de crescimento do saldo das operações de crédito e uma redução da taxa de inadimplência.
Na comparação entre os anos de 2012 e 2013, observou-se aumento do percentual de famílias endividadas, em todo o Brasil, que passou de uma média anual de 58,3% do total em 2012, para 62,5% de 2013. Essa tendência de aumento foi observada em todas as regiões, com exceção da região Sul, onde houve queda, mas que, entretanto, seguiu sendo a região com mais famílias endividadas.
Nível de endividamento
Na região Norte, 7% das famílias disseram estar muito endividadas, 39,3% responderam estar mais ou menos endividadas, 22,9% estavam pouco endividadas e 38,1% não têm dívidas desse tipo.
Em dezembro de 2013, a região na qual as famílias apresentaram melhor percepção em relação ao seu nível de endividamento foi a região Centro-Oeste, onde se observou a maior proporção de famílias pouco endividadas. Nessa região, 8,5% das famílias disseram estar muito endividadas, 13,4%, mais ou menos endividadas,47,1%, pouco endividadas e 30,7% declarou não ter dívidas  desse tipo.
A região Sul foi aquela na qual as famílias reportaram a pior percepção em relação a seu  endividamento. 16,3% das famílias nessa região disseram estar muito endividadas, enquanto 35,3% disseram estar mais ou menos endividadas e 22,2% pouco endividadas.
Em todo o Brasil o cartão de crédito foi a modalidade de financiamento mais citada pelas famílias entre seus principais tipos de dívida em todas as regiões. A região Nordeste se destaca com a maior proporção de famílias apontando ter dívidas no cartão (81,7%). Na região Sul observou-se a menor proporção (74%). Na região Norte, o percentual ficou em 74,2%.
O carnê é a segunda modalidade de endividamento em destaque entre as famílias endividadas em todas as regiões, com exceção da região Sul, que apresentou a menor proporção (citada por apenas 10,6% das famílias endividadas) e da região Sudeste (13,1%). Para esse tipo de dívida destaca-se a região Norte, onde 45,8% das famílias citaram os carnês entre seus principais tipos de dívida, a maior proporção entre regiões.
A maior incidência de famílias com dívidas em financiamentos de carro e de casa se deu na região Centro-Oeste, com respectivamente 23,3% e 9,3% do total. A menor foi na região Nordeste, com 3,8% e 2,5% do total. No Norte, as proporções foram registradas em 9,8% e 3,7%.
Dentre as famílias brasileiras com conta em atraso, o tempo médio de atraso relatado em dezembro de 2013 foi de 59,4 dias e 42,4% das famílias disseram ter atrasos superiores a 90 dias nos pagamentos. A região com o maior tempo médio de atraso entre as famílias inadimplentes foi a região Sul, com 63,9 dias. Na região Norte, as famílias relataram o menor tempo de atraso, com  55,6 dias.
O tempo médio de comprometimento com dívidas foi de 6,6 meses em dezembro de 2013. 29,6% das famílias brasileiras relataram ter comprometimento com dívidas superior a um ano. A região Centro-Oeste foi a que apresentou o maior tempo médio de comprometimento com dívidas entre os endividados (7,7 meses), enquanto na região nordeste foi observado o menor tempo médio (5,5 meses).
O comprometimento médio das famílias endividadas foi de 30,2% da renda mensal em dezembro de 2013. 21,8% das famílias brasileiras endividadas relataram ter mais da metade da renda comprometida com o pagamento de dívidas. A parcela média da renda comprometida com dívidas, na comparação regional, foi maior entre as famílias do Norte, com 33,8% da renda mensal. Na região Sudeste, a parcela média comprometida com dívidas foi a menor, na comparação regional, com 27,8% da renda

Nenhum comentário:

Postar um comentário